Caldo Verde: uma delícia para os dias frios

caldo
Caldo Verde do Marialva Cozinha Portuguesa. Foto: Divulgação

Uma tradição portuguesa, com certeza! O caldo verde é um sucesso para os dias frios, então, que tal aproveitar e aprender essa receita?

Originário das províncias do Norte de Portugal, o Caldo Verde é um prato emblemático da cultura portuguesa, assim como entre os países que receberam sua colonização. Substancioso e nutritivo, costuma ser servido nas noites frias de inverno e em festas regionais, cabendo à receita algumas adaptações no preparo e ingredientes.

No restaurante Marialva Cozinha Portuguesa, de São Paulo, a tradição é mantida com a receita original e acompanha um bom vinho, de preferência verde, de uvas tintas.

A receita, basicamente é formada por um encorpado caldo de batatas temperadas com alho e azeite que ganha adição de couve em tiras, delicadamente misturadas no momento final de cozimento do caldo.

O toque final da receita, porém não menos saboroso ou essencial, cabe a uma ou mais fatias de chouriço adicionadas ao centro do prato em que será servido, criando um contraste único de cor e sabor.

Para quem ficou com água na boca, e quer aprender a receita dessa maravilha da culinária português, o chefe executivo do restaurante Marialva, ensina a sua receita.

Caldo Verde Marialva

Rende 2 porções

Ingredientes:

  • 500g de batatas descascadas
  • 1l de água
  • 2 dentes de alho descascados
  • 130ml de azeite de oliva de boa qualidade
  • 1 chouriço defumado, de sua preferência
  • ½ maço de couve fatiada
  • Sal, pimenta-do-reino a gosto

Preparo: cozinhe as batas em água com azeite e alho até que estejam bem cozidas. Bata os ingredientes já cozidos no liquidificador até obter um caldo cremoso. Volte ao fogo e adicione aos poucos, mas por pouco tempo a couve, mexendo bem com um garfo para que a couve de incorpore ao caldo de forma homogênea e que não entre em estado avançado de cozimento. É esperado que a coube mantenha o seu frescor, na cor e em sua textura.

Finalização: sirva porções individuais em prato fundo ou cumbuca de barro, decorando o prato com uma ou mais rodelas de chouriço. Para acompanhar, uma fatia de pão e uma boa taça de vinho tinto.

Quem estiver em São Paulo e quiser conhecer a receita no restaurante, ou mesmo em casa com serviço de delivery, o Caldo Verde Marialva custa R$ 33,00 (porção individual). Há também outras opções de sopas e cremes no cardápio, com ervilhas e frutos do mar.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?