fbpx

9 dicas de como gastar menos em viagens e apreciar suas férias

viagens
Foto: นิธิ วีระสันติPixabay

Viajar é uma das melhores formas de curtir suas férias, conhecer novos lugares e culturas, mas muitas pessoas deixam de curtir esses momentos por causa do orçamento e não  sabem como fazer um roteiro econômico, nem sobre os itens imperdíveis para essa ocasião, como funciona o seguro viagem, por exemplo. Por isso, confira neste post como gastar menos em viagens.

Se você quer viajar, mas está com o orçamento apertado, saiba que há formas de não comprometer nem as suas férias nem o seu orçamento. Com algumas dicas, é possível realizar sua viagem com economia e tranquilidade. 

Quer saber como gastar menos em viagens? Então, confira nossas 9 dicas e aproveite melhor as suas férias. 

1. Como gastar menos em viagens: Faça um planejamento

O planejamento com bastante antecedência é a garantia que você vai conseguir como gastar menos em viagens.

viagens
Foto: Igor Link / Pixabay

Por isso, defina seu destino e roteiro antecipadamente, para conseguir escolher a melhor época para viajar, estadia, passeios, orçamento.

2. Procure passagens em oferta

Ao se planejar antecipadamente, você tem tempo para procurar passagens em oferta e como gastar menos em viagens. Utilize sites que vendem passagens aéreas de várias companhias. 

Na pesquisa é possível definir diversas opções. Uma dica é utilizar esses sites apenas para verificar os preços, mas efetuar a compra com a própria companhia aérea, em seu site. Assim, não é cobrada a taxa de serviço, o que te garante ainda mais economia. 

3. Prefira hospedagens mais econômicas

Hóteis e hospedagem que oferecem maior disponibilidade de serviços costumam ser bem mais caras, mas se o seu objetivo é economizar e não se importa de perder algumas dessas comodidades, prefira hospedagens mais econômicas.

Os hostels são boas opções para como gastar menos em viagens, mas é recomendado para solteiros ou casais que aceitam dividir espaços com outros viajantes. Algumas dessas hospedagens possuem quarto individual por um valor maior, mas a opção mais econômica é a de quartos compartilhados. 

4. Viaje na baixa temporada

Se quer saber como gastar menos em viagens, saiba que a baixa temporada na região de destino é sempre recomendado para economizar. Além disso, os lugares ficam mais vazios e melhores para aproveitar a sua estadia, férias e descanso.

Entretanto, alguns destinos não são recomendados na baixa temporada, por exemplo, cidades litorâneas do sul do país ficam com um clima bem ameno, o que dificulta aproveitar os dias na praia. Verifique os melhores meses da baixa temporada para aproveitar o local com o clima da alta temporada, se esse for seu objetivo. 

5. Economize nas refeições

Para saber como gastar menos em viagens, as refeições é um ponto importante. Afinal, os restaurantes turísticos podem encarecer muito a sua viagem. 

Uma dica para gastar menos é deixar para provar os pratos típicos uma vez, se você achar que é imprescindível. Nos outros dias, vá ao supermercado e cozinhe na hospedagem. 

Se não puder cozinhar na hospedagem escolhida, prefira fazer suas refeições em restaurantes mais em conta, os que não são destinados aos turistas. Você ainda pode escolher hospedagem que já inclua alguma refeição, como o café da manhã, se o preço for o mesmo ou parecido com as que não oferecem. 

6. Faça um seguro viagem

O seguro viagem permite maior tranquilidade e segurança, mas não é só isso, esse serviço também permite como gastar menos em viagens.

Conforme o seguro viagem escolhido, você tem acesso a diversos serviços médicos e relacionados que facilitaram a sua vida, caso tenha algum imprevisto de saúde, desde atendimento de urgência e emergência, até traslados e internações. 

Não se esqueça, imprevistos acontecem, e os gastos com saúde em outros locais do país e do mundo podem causar grande perda financeira, o que não acontece se você adquirir um seguro viagem antecipadamente. 

7. Viaje com bagagem enxuta

Se você tem o hábito de viajar e levar muitas roupas, sapatos e acessórios, o melhor é ser minimalista durante as suas viagens, além de te dar maior liberdade para ir e vir, uma mala mais enxuta permite que você não exceda o limite máximo de bagagem permitida pela companhia aérea.

Se você quer levar apenas a mala de mão e não despachar nenhum pertence, é preciso se atentar ao limite de bagagem e itens permitidos na cabine. As restrições variam de acordo com a companhia aérea e destino.

Verifique o clima do lugar de destino, utilize roupas que protejam contra o frio, calor, vento ou chuva da região. Utilize roupas leves e confortáveis, fáceis de transportar e lavar.

Além do mais, evite muitas peças coloridas, pois são mais difíceis de combinar. Tons neutros é a escolha mais apropriada para fazer uma mala menor e que pode ser facilmente combinada durante os dias de sua viagem.

8. Faça passeios gratuitos

Fazer passeios pagos é recomendado para você conhecer muito da cultura local em sua viagem, mas também pode levar grande parte do seu orçamento destinado a suas férias. Por isso, faça também passeios gratuitos, uma forma de como gastar menos em viagens e utilizada pelos viajantes mais experientes. 

Converse com os locais e verifique os lugares para conhecer a cultura da região e que sejam gratuitos. Pode ser trilhas, bairros, festas, eventos, entre outras comemorações ou pontos turísticos. 

Lembre-se: os locais sempre sabem as opções mais econômicas e seguras para aproveitar a região, mas se informe com pessoas confiáveis, como amigos que conhecem a cidade, dono do hotel, restaurante ou anfitrião na casa alugada, por exemplo.

9. Tenha um orçamento diário

Se as outras dicas de como gastar menos em viagens são importantes, ter um orçamento diário também é. Essa dica permite que você controle melhor os gastos durante a sua estadia e, consequentemente, economize, evitando gastos desnecessários.

Anote todos os gastos realizados ao longo do dia, no final faça um balanço para saber se ficou dentro do orçamento estipulado. Caso tenha ultrapassado, economize no próximo dia e evite gastar mais que o previsto em sua viagem. 

Agora que você já sabe como gastar menos em viagens, siga as nossas dicas e aproveite muito mais as suas próximas férias.

 

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?