Quero vender minha casa! Como arruma-la sem gastar muito?

Tune Arquitetura explica como valorizar o seu imóvel sem pesar o seu bolso.

Muitas pessoas, chegam até nós com esta demanda: “estou com um imóvel que gostaria de colocar à venda ou alugar, como valorizar sem gastar muito? ”. Antes de tudo conheça um pouco o mercado, busque saber o valor que o mercado está pedindo para imóveis com localização, metragem e configuração de ambientes semelhante à sua.

Você irá perceber a diferença entre um apartamento reformado e um apartamento que necessita de certa manutenção. Se o seu caso for a segunda opção, fique tranquilo, vamos dar algumas dicas de pequenas modificações que não pesam muito o bolso e ao mesmo tempo dão uma cara nova a sua casa.

#1 Planejamento

Antes de iniciar qualquer tipo de modificação, gaste um tempo para esta que é uma das partes mais importantes de qualquer reforma, o planejamento. Esta é a hora de:

  • Determinar seu orçamento;
  • Definir o que irá mexer em cada ambiente e a escala de prioridades;
  • Buscar os profissionais necessários para executar os serviços;
  • Montar um cronograma para ordenar o andamento de cada etapa da reforma.

O planejamento é importante para que você não gaste esforços e dinheiro com situações desnecessárias. Por isto, é indicado que não se pule esta etapa.

#2 Identificar patologias

Busque identificar itens que precisam de reparos indispensáveis para o bom funcionamento do imóvel: vazamentos, escoamento de esgoto, problemas com a rede elétrica ou esquadrias danificadas (portas e janelas).

A depender, boa parte do orçamento será gasto para estes ajustes essenciais. Isto evita problemas futuros com seu inquilino ou possível comprador do imóvel.

#3 Ambientes mais valorizados

Os ambientes que ganham um grau de importância na hora da compra são a cozinha e os banheiros, lembre-se disso na hora de montar sua escala de prioridades.

Avalie a troca de bancadas, metais e louças só em caso de extrema necessidade, pois são itens que possuem um custo que somado, pode prejudicar seu orçamento.

Uma dica para renovar os revestimentos antigos, se não houver rachaduras, é utilizar uma pintura epóxi. Sua aplicação é fácil e com um pouco de disposição, pode ser uma economia até no custo da mão de obra!

No caso de renovação dos armários, se possível, opte por trocar apenas as portas, mantendo a estrutura e ferragens do armário existente. Isto dará uma cara nova, sem necessariamente trocar todo o mobiliário.

#4 Iluminação

A iluminação dos ambientes é um dos itens mais importantes para se trabalhar na hora de se pensar uma reforma, mas muitas vezes é algo que se deixa de lado. Ela é a moldura dos espaços, é ela quem vai dar aquele destaque para o ambiente e possibilitar diferentes cenários!

Avalie se o seu pé direito permite um pequeno rebaixo em gesso, sancas iluminadas são um ótimo custo-benefício.

#5 Pintura

Pintura é o essencial para renovar qualquer imóvel! Opte sempre por tons neutros, na hora da venda ou aluguel, o imóvel deve ter um certo ar de impessoalidade, quase que como uma tela em branco para que o novo morador tenha liberdade de traçar seus novos rabiscos.

Se sentir que algum cantinho merece um toque especial, texturas, como a de cimento queimado e o “fulget” são ótimas opções!

Essas foram algumas dicas para você aplicar na hora da venda de um imóvel. Se ainda sim, não se sentir seguro, procure um profissional para te orientar.

Nós da Tune Arquitetura prestamos serviço de consultoria que para estes casos, pode ser a solução.

 

Esta coluna foi elaborada pela equipe da @tunearquitetura com edição da nossa redação.

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?