5 SOLUÇÕES PARA ESCONDER (OU ASSUMIR!) VIGAS E PILARES

Sabe aquela viga ou pilar que podem incomodar na hora de dar uma repaginada no seu espaço? Sem estresse! A Tune Arquitetura vai te ajudar com dicas que vão mudar o seu olhar com relação a essas estruturas.

 

O ser humano está em constante mudança e o ambiente ao seu redor é transformado conforme cada momento na sua vida. Independentemente do tamanho da sua intervenção, uma coisa é certa: dificilmente você poderá mudar o sistema estrutural do seu ambiente sem grandes custos. Então, desde uma mudança na posição dos móveis até uma grande reforma, pilares e vigas podem se tornar grandes dores de cabeça. Mas não se preocupe, estamos aqui para iluminar a forma como você verá esses elementos…e você tem duas opções: escondê-los ou assumi-los!

 

#1 – ESCONDER COM MARCENARIA.

Os pilares muitas vezes resultam em dentes no ambiente, e isso pode atrapalhar a unidade de uma parede ou até criar uma maior sensação de sufocamento. Uma opção para esconder esses dentes é trabalhar com painéis em marcenaria que irão unificar a espessura da parede. Se o dente for muito grande, pode-se também criar nichos e estantes aproveitando esse espaço entre o pilar e a alvenaria de modo mais funcional e sem perder espaço.

Com relação às vigas, nem sempre é possível escondê-las com o forro de gesso, mas existe a possibilidade de instalar prateleiras na sua base ou criar nichos e/ou armários altos como uma forma de deixá-las menos evidentes.

#2 – CAMUFLAR COM REVESTIMENTOS OU PINTURA

Outra opção é camuflar esses elementos com revestimentos ou pintura. Ao utilizar o mesmo revestimento ou cor na alvenaria e no pilar, já cria uma maior unidade entre os elementos, diminuindo a sensação de quebra. O mesmo ocorre quando se utilizam os mesmos acabamentos no teto e nas vigas.

Outra opção, principalmente para aqueles pilares que ficam no meio de um ambiente, é revestindo-os com espelho de cima a baixo. Mas neste caso, deve-se atentar principalmente ao perfil das pessoas que frequentarão o espaço, pois pode afetar as sensações de aconchego, conforto, amplitude, etc.

Restaurante Sagrado Mar – Projeto: Tune Arquitetura

 

#3 – CRIAR NOVAS AMBIÊNCIAS

Em alguns casos, dependendo da posição das vigas ou dos pilares, é possível criar diferentes ambiências no mesmo espaço. Por exemplo, uma viga pode ter sua altura usada como referência para um rebaixamento de teto em somente uma parte do espaço. Esse rebaixamento trás uma maior sensação de acolhimento e aconchego, é ótimo para cantinhos de leitura e relaxamento.

Loja Jéssyka Monteiro – Projeto: Tune Arquitetura – Foto: Júlia Tótoli

#4 – EMOLDURAR AMBIENTES

Vigas e pilares, ou até somente uma viga podem ser usados como moldura para uma parede que tem uma composição interessante. Segundo nossa arquiteta Beatriz Venâncio, é interessante que esse “emolduramento” aconteça através da formação de um L em volta da cena a ser valorizada, como na imagem abaixo. Percebeu-se ao longo dos últimos anos que essa solução agrada mais o olhar e cria uma melhor composição. Neste caso, a viga e o pilar são assumidos como parte essencial da composição, colocando-os em evidência com materiais distintos do restante da parede.

Projeto: Spaço Interior – Foto: Rafael Renzo

#5 – INTEGRAR AO LAYOUT

Outra dica bem interessante, principalmente para os pilares que ficam no meio do ambiente, é abraçá-los e assumi-los totalmente ao Layout do seu espaço, como se fossem um elemento escultórico. Ele pode servir como um apoio para um móvel em marcenaria, como uma ilha de trabalho, ou até mesmo como um cavalete para exibir algum quadro ou peça de arte.

Projeto: Studio mk27 – Foto: Fernando Guerra

 

Desde uma reforma geral à uma pequena intervenção para tornar o espaço mais a sua cara, é possível fazer adaptações que aproveitam o potencial de todos os elementos disponíveis. Aqui vão algumas dicas de como solucionar os volumes estruturais, mas caso ainda restem dúvidas ou um pouquinho de insegurança, procure um arquiteto. Nós da Tune Arquitetura estamos à disposição, marque sua consultoria!

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?