A data é considerada o ‘Natal do primeiro semestre’ e pesquisa indica que a maioria das vendas deverá ser feita online
A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que o Dia das Mães promete para o setor varejista, mas a intenção de grande parte dos consumidores é garantir os mimos e presentes pela internet. No ano passado, os dados divulgados pelo Facebook indicam que 65,2% dos consumidores compraram presentes para as mães pelo computador em 2020 e 34,8% compraram pelo celular.
Sendo assim, a vhsys, startup de tecnologia que oferece sistemas de gestão empresarial para micro e pequenos negócios, preparou cinco dicas para ajudar os empreendedores neste período e realizar boas vendas. Confira:
Cada mãe é única
Antes de mais nada, é preciso entender que, assim como mães são únicas, filhos também são. Dessa forma, é necessário que o negócio se prepare para se conectar em vários canais com os clientes que vão comprar os presentes para as suas mães, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Loja Virtual.
Loja Virtual
Utilizar essa ferramenta pode ser uma ótima alternativa para angariar clientes e vendas. E se o seu negócio ainda não conta com uma loja virtual, vale a pena pensar em criar uma. Segundo levantamento da vhsys, em fevereiro de 2021 houve um aumento de 53% no valor de vendas de clientes da startup que usam loja virtual, em comparação com fevereiro de 2020.
Por meio da loja virtual, o empreendedor consegue disponibilizar seus produtos para clientes em todo o mundo, tem a possibilidade de integrar os catálogos das principais redes sociais (Instagram, Facebook e Whatsapp), e também customizar o ambiente virtual de acordo com sua empresa, data comemorativa e etc.
Promoções Exclusivas
Crie promoções pensando nos perfis diferentes dos seus clientes. Para alguns deles é vantajoso um desconto de 10%, 15% na próxima compra. Já para outros clientes, o frete grátis pode ser mais interessante, por exemplo.
Padronize sua divulgação
O recomendado, independente de qual seja o segmento do negócio que atua, é que a divulgação das ofertas, descontos e condições especiais em datas comemorativas, como o Dia das Mães, sejam padronizadas. A dica é que a divulgação nas redes sociais e outros canais sigam uma mesma linha de comunicação, através de um layout personalizado para a data.
Parcerias
Outra dica é experimentar parcerias com outras empresas locais, como oferecer cupons para os negócios uns dos outros, incentivando os clientes a ir e vir. Por exemplo, uma sorveteria pode dar cupons para os clientes de um restaurante típico e vice-versa.