fbpx

Startup brasileira usa inteligência artificial para a prevenção de doenças cardíacas

Chancelada internacionalmente, a ferramenta está disponível no aplicativo da startup Starbem para os usuários da plataforma

startup
Leandro Rubio, cardiologista e CEO da startup Starbem. Foto: Divulgação/ Anunciattho Comunicação

A Starbem, startup atuante no fornecimento de serviços de telessaúde, lança uma ferramenta importante para auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Disponível no app da healthtech, a StarCheck realiza um check-up de saúde usando a inteligência artificial.

Como funciona? A ferramenta realiza uma leitura de 30 segundos do rosto do paciente, usando a câmera frontal do celular. A tecnologia ainda consegue aferir a  aferir a pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, além de índice de estresse mental, entre outras informações. Com todos esses dados, o app mede o potencial risco de doenças cardiovasculares, o que pode ajudar a reduzir a chance de problemas mais graves.

A ferramenta é uma novidade no país e se coloca como uma solução para as pessoas que desmaracam o check-up por receio de sair de casa. O efeito da pandemia nesse sentido aparece nos números, de acordo com o estudo brasileiro “Healthcare delivery, economics and global health”, publicado no BMJ Journals, uma das mais respeitadas publicações sobre medicina do mundo, o número de mortes causadas por doenças cardiovasculares aumentou consideravelmente durante a pandemia, em comparação com 2019.

startup
Foto: divulgação/Starbem

“Acreditamos que isso ocorreu pelo fato das pessoas terem deixado de procurar por atendimento médico, com medo de contrair o coronavírus. Com isso, elas passaram a sofrer em casa, devido à falta de um tratamento adequado”, coloca Leandro Rubio, CEO da Starbem, reforçando ainda que essas patologias podem ser bem conduzidas por meio da telemedicina.

A nova ferramenta

Com um investimento de quase meio milhão de reais da healthtech, a nova tecnologia com Inteligência Artificial é validada pelo Journals of the American College of Cardiology (Jacc), periódico médico conceituado mundialmente que abrange todos os aspectos da doença cardiovascular. 

Inserida na plataforma da Starbem, a ferramenta está disponível para Android e, em breve para iOS, e tem como principal objetivo oferecer medicina preventiva de qualidade através de uma abordagem proativa, além do monitoramento constante da saúde.

Durante a pandemia, as ferramentas tecnológicas aplicadas à saúde vem se mostrando importantes para auxiliar no cuidado das pessoas.

“Estamos muito felizes em proporcionar, por meio de um valor acessível, onde o paciente precisa ter apenas um smartphone, uma tecnologia inovadora como a StarCheck, reforçando nosso alinhamento ao ODS3 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos”, afirma Rubio. 

A healthtech investiu para desenvolver um app fácil de usar e que pode ser acessado em todas as regiões do país. A plataforma democratiza o acesso ao atendimento médico, os valores dos planos variam e podem ser contratados a partir de R$ 14,97 por mês, valor referente à promoção limitada do plano anual. O usuário tem à disposição 17 especialidades médicas, como clínica médica, cardiologista, psiquiatria e ainda conta com psicólogos e nutricionistas.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?