fbpx

Série Arte|Fato estreia nesta terça-feira (18)

Arte|Fato
Alberto Salgado. Foto: Bento Viana

O Arte|Fato terá formato virtual com transmissão gratuita quinzenalmente

O Teatro dos Bancários, em Brasília, se tornou o palco para as gravações a sexta edição do projeto Arte|Fato, que irá estrear online nesta terça-feira, a partir das 19h. A exibição será realizada pelo canal do YouTube do Sindicado dos Bancários, promotor da série.

A iniciativa utiliza a arte para acolher as pessoas neste momento de pandemia e por outro lado, o projeto também é uma ação de solidariedade ao setor cultural, afinal, artistas, técnicos, assistentes e tantos outros foram impedidos de trabalhar por causa das medidas de restrição impostas pelo coronavírus.

A sexta edição do Arte|Fato contará com nomes de destaque da música regional. Vencedor do 28º Prêmio da Música Brasileira na categoria Música Regional com o álbum “Cabaça D’Água”, de 2017, Alberto Salgado abre a programação. Reconhecido pela crítica, sua identidade musical está num amálgama de influências percussivas adquiridas na vivência da capoeira somadas à pesquisa em violão clássico e música erudita.

Arte|Fato
Martinha do Coco. Foto: divulgação

Mais uma convidada especial é a Mestra da Cultura Popular, título recebido em 2013 pelo então Ministério da Cultura, Martinha do Coco. Ela trará a alegria do maracatu, ciranda e coco.

A programação também inclui a presença da a atriz, performer, arte-educadora, poeta e mulher negra Athena Aires. A artista faz de seu corpo um instrumento político de luta nas ruas pelo direito da mulher livre. Quem também estará na sexta edição do Arte|Fato são a poeta Carla Andrade e o escritor Jad William.

Quem quiser rever as outras edições do projeto, basta acessar o link.

A solidariedade do projeto não fica restrita à arte, a organização aproveita para convidar as pessoas a participar da  “Quem tem Fome, Tem Pressa!”, do Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus, com doações. Criada em maio do ano passado, a iniciativa presta assistência a entidades de auxílio a catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, quilombolas, pessoas LGBTQIAP+, bem como abrigos para a terceira idade, creches e categorias profissionais impactadas pela Covid 19.

Projeto: Arte|Fato, 6ª Edição

Estreia: Dia 18 de maio, terça-feira, às 19h
Transmissão gratuita: www.youtube.com/user/bancariosbsb
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?