fbpx

Se a transformação é inevitável, como podemos cooperar com ela?

A incrível Lua Nova de Aquário, no dia 11 de fevereiro, foi marcada com a presença de seis planetas neste signo: além de Sol e Lua conjuntos, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno também estão passeando pela energia da eletricidade e das invenções aquarianas. Naquele mesmo dia, Vênus e Júpiter fizeram uma conjunção exata, propiciando uma dose extra para a energia da renovação dos propósitos.

Como comentei na coluna passada, o ano de 2021 está profundamente marcado, astrologicamente, pela conjugação entre as possibilidades de transformação requeridas por Júpiter e Saturno em Aquário e a instabilidade produzida pela presença de Urano em Touro. Nesta quinta-feira (18/02), Saturno e Urano entram em quadratura exata, mostrando que a disputa entre uma antiga perspectiva de mundo e as novas visões criadas enquanto escrevo está apenas começando.

Se os valores aquarianos da cooperação e do respeito à diversidade pedem passagem, de um ponto de vista coletivo, a insegurança e o apego a antigas estruturas de pensamento e de crença podem ser a tônica no nível individual. É uma tendência humana tentar encontrar alguma estabilidade nas coisas que já conhecemos e dominamos

Custo da mudança

Sabemos que toda mudança é custosa, em termos físicos, financeiros, emocionais ou cognitivos. Porém, há momentos que as reformas das estruturas já não dão conta do nível de transformação requerido pelas novas funções e atividades que precisam ser desempenhadas. Nessas horas, muitos optam por colocar tudo abaixo e recomeçar do zero.

Ainda hoje (15/02), Vênus em Aquário faz um trígono com o Nodo Norte em Gêmeos e nos fornece energia para sentirmos quais são as nossas necessidades e os valores essenciais em termos intelectuais, cognitivos, comunicativos. Que relações são realmente importantes em nossas vidas? Que formas de diálogo são essenciais em nossa visão? Com quais ideias e ideais queremos realmente cooperar?

Com a entrada do Sol em Peixes na sexta (19/02), o clima de disputa pode ser diminuído. Abre-se espaço para a empatia, a sensibilidade para as demandas dos outros, a identificação com as dores que não são nossas, mas bem poderiam ser. Soluções coletivas e que levem em conta quem está isolado, marginalizado ou de fora de nossas organizações podem aparecer em diferentes níveis.

Expressão verbal

No sábado (20/02) é a vez de Vênus fazer uma quadratura com Marte em Touro. Cuidado para não criar conflitos desnecessários em seus relacionamentos pessoais, especialmente os afetivos. Insegurança e frieza podem ser causadas pelas menores atitudes, por isso talvez seja interessante dosar a necessidade de expressar seus valores e desafiar as opiniões do outro.

No domingo, Mercúrio retoma o movimento direto em Aquário e as questões que estavam pendentes, especialmente conectadas à comunicação e à aprendizagem, podem ser resolvidas com maior clareza e lógica. O pensamento pode ficar acelerado, muitas ideias e projetos intelectuais e de ensino podem surgir, e atividades relacionadas ao compartilhamento de ideias também podem ser tiradas da gaveta.

Excesso de informação

No final do mês, Júpiter também faz um trígono com o Nodo Norte (26/02), ampliando as possibilidades relacionadas com novas formas de ver o mundo. Pode haver ainda um excesso de informações, com boatos, mentiras e inverdades circulando numa velocidade muito intensa. No mesmo dia Vênus chega a Peixes e pode nos ajudar a perceber que os outros, ainda que discordem veementemente de nós, também estão buscando suas próprias verdades.

Como os caminhos são variados, o debate respeitoso é uma forma interessante de equilibrar nossas visões e as daqueles que nos rodeiam. A proposta, para esse momento, é aquietar o pensamento e evitar entrar em discussões sem um embasamento em fatos e informações confiáveis. Especialmente porque a Lua Cheia em Virgem, no dia 27, extravasa a nossa necessidade de analisar tudo e todos, e ver o que realmente é saudável para nossa vida.

Se não for possível chegar ao consenso, a tolerância ainda é uma solução possível.

Quer saber mais sobre Júpiter e Saturno em Aquário? Confere aqui.
Está interessando em Urano em Touro? Mais informações aqui.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?