Saiba como ter uma boa noite de sono

sono
A Semana do Sono vai até o dia 21 de março com atividades gratuitas

A dificuldade para dormir é uma realidade que afeta cerca de 73 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Com a pandemia do novo coronavírus, mais pessoas estão lidando com a insônia, que pode ser passageira, mas, independente das causas, não é preciso convier com ela.

A psicóloga brasiliense Danuska Tokarski, uma das vinte e cinco profissionais do país, certificadas pela ABS, explica que muitas pessoas optam por recorrer aos medicamentos para voltar a dormir bem, mas “não precisa e nem deve ser assim”.

“A intervenção não medicamentosa deveria ser a primeira opção para solucionar os casos de insônia, mas o tema ainda não é de total conhecimento e domínio da classe acadêmica e população. Por este motivo, precisamos falar sobre o assunto. O uso de indutores do sono e antidepressivos ainda é visto como a principal opção de tratamento, enquanto o consenso de medicina já reconhece a Terapia da Insônia como o tratamento mais eficaz e duradouro”, pontua Danuska Tokarski.

Se os remédios podem ser secundários, como voltar a dormir bem? Entre as alternativas estão a higiene adequada do sono, a psicoterapia – Terapia Cognitivo Comportamental para a Insônia (TCC-i) e técnicas de relaxamento.

A terapia voltada para tratar a insônia engloba várias técnicas, e elas variam de acordo com a necessidade de cada paciente.

“O tratamento dura entre 6 e 12 sessões e os resultados obtidos por meio das técnicas da TCC-i são permanentes. Por exemplo, o uso diário do sono ajuda o paciente a ter mais consciência sobre seus hábitos e rotinas. Com os registros, os pacientes conseguem acompanhar a evolução ao longo das sessões e se sentem mais confiantes. Já os comprimidos para dormir podem parecer uma solução para as noites mal dormidas, mas costumam perder a eficácia com o passar do tempo, além de apresentarem efeitos colaterais”, destaca.

Evento temático

Até o dia 21 de março acontece a Semana do Sono, o evento reúne especialistas que vão abordar questões associadas ao tema. As palestras são online e a programação completa está disponível em: http://semanadosono.com.br/

Danuska Tokarski participa da semana do sono, no dia 18 e no dia 21 de março. Mais informações abaixo:

1º Webinário – Distúrbios do Sono e Pandemia”
Data: 18 de março de 2021
Hora: às 19h, pelos canais da ABS zoom/ YouTube
Dr.Nonato Rodrigues (Médico do Sono): Covid-19 e nosso sono e Danuska Tokarski (Psicóloga do Sono): TCC-i para a melhora da qualidade do Sono na Pandemia

Palestra online gratuita sobre Técnicas Práticas para Melhorar o Sono
Data: 21 de março de 2021
Hora: às 16h30 (horário de Brasília)
Inscrições pelo telefone: (61) 99623-2704

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?