Red Bull faz dobradinha no GP do Bahrein

Foto: Fórmula 1

Verstappen e Perez foram para o pódio na primeira corrida do ano e Alonso ficou com o terceiro lugar

Max Verstappen começou o ano como ele gosta, no lugar mais alto do pódio. O bicampeão de Fórmula 1 fez a pole position no sábado para o Grande Prêmio no Bahrein e no domingo, dominou a ponta para vencer mais uma vez na categoria. Sergio Perez, companheiro do holandês na Red Bull, ficou em segundo lugar e Fernando Alonso com a Aston Martin terminou em terceiro.

Como foi a prova?

O Bahrein tornou-se um dos pilares do calendário da F1 e o duelo deste ano no deserto veio carregado de intrigas: a Red Bull ficou com a primeira fila, mas a Aston Martin apareceu ameaçando estragar a festa, deixando Ferrari e Mercedes para trás.

O bicampeão Max Verstappen conquistou a pole no sábado, apoiado pelo companheiro de equipe, Sergio Perez, enquanto Charles Leclerc ficou surpreso ao terminar em terceiro no grid. O piloto da Ferrari, entretanto, precisava de um novo armazenamento de energia e controle eletrônico antes desta corrida. As equipes recebem apenas duas de cada uma dessas partes por temporada – mais e as penalidades de grade se aplicam. Carlos Sainz  ficou com P4 na qualificação.

A Aston Martin chamou a atenção durante os testes e neste fim de semana, quando Fernando Alonso liderou duas sessões de treinos antes de se classificar em quinto – seu companheiro de equipe Lance Stroll se classificou em oitavo, apesar de se recuperar de uma lesão no pulso. Quanto à Mercedes, eles estavam pessimistas depois que George Russell se classificou em sexto e Lewis Hamilton em sétimo. Todos, exceto o 17º colocado Kevin Magnussen, que escolheu pneus duros, começariam com macios.

O barulho pareceu cessar assim que o grid se alinhou, as cinco luzes se apagaram e o rugido dos 20 carros encheu o ar. Verstappen saiu na frente, mas Perez teve uma fuga lenta, perdendo para Leclerc enquanto Sainz estava bem atrás dele.

A Aston Martin teve um começo calamitoso quando, enquanto lutava contra Russell, Stroll atingiu a traseira direita de Alonso indo para a curva 4. Isso permitiu a Hamilton e Russell ficasse à frente do bicampeão e bandeiras amarelas voaram brevemente no Setor 2 para destroços.

Os pilotos da Williams, Alex Albon e Logan Sargeant, tiveram ótimas largadas, cada um conquistando três lugares; Zhou Guanyu e Nico Hulkenberg, entretanto, perderam quatro posições cada, com o piloto da Haas tendo feito contato com Esteban Ocon na primeira volta. Isso permitiu que o titular do 12º lugar, Valtteri Bottas, chegasse ao P9.

A liderança de Verstappen cresceu rapidamente – ele estava 3,5 segundos à frente de Leclerc no início da volta 5 – enquanto Perez ainda perseguia Leclerc pelo segundo lugar.

Quanto à Mercedes, Russell – que perdeu para Hamilton na primeira volta – se perguntou se o heptacampeão estava gerenciando seus pneus ou apenas lutando por ritmo. Na volta 10, Alonso estava na faixa DRS do Silver Arrows; e lá na frente, Verstappen estava sete segundos na frente.

Pierre Gasly, que largou em 20º depois de ter perdido o tempo da volta de classificação, fez o pit stop para pneus duros na volta 10, abrindo a janela do box um pouco antes do esperado. Lando Norris e Yuki Tsunoda responderam com a mesma troca na volta seguinte – o piloto da McLaren acabou perdendo para o Alpine.

Alonso estava bem na cola da Mercedes de Russell na volta 11, super perto do carro preto no sinuoso setor final. “Os pneus acabaram”, disse o britânico enquanto clamava por um pit stop. A batalha continuaria e chegaria ao auge na volta 13, quando Alonso deu uma investida em Russell na curva 1, assumindo a posição na curva 4 com DRS logo depois – mas Russell lutou muito descendo a colina lado a lado. na curva 5 antes de ceder ao Aston Martin.

Hamilton foi o primeiro a sair dos cinco primeiros, com uma troca por pneus duros na volta 13. A Ferrari respondeu empilhando duas vezes uma volta depois, acompanhada por Russell. A parada de Russell foi um pouco lenta demais e, depois que Alonso parou na volta 15, ele saiu à frente de Russell. Enquanto isso, Bottas chegou ao sexto lugar, tendo tirado os pneus novos primeiro desse grupo – mas Alonso fez um trabalho leve com ele na volta 17 na curva 4, e Russell espelhou essa jogada na volta 18.

Verstappen e Perez pararam nas voltas 15 e 18, respectivamente, mas escolheram pneus macios, enquanto as Ferraris, as Astons e as Mercedes optaram por pneus duros em suas segundas trocas. Lando Norris,  da McLaren, escolheu a mesma estratégia da Red Bull. No entanto, houve problemas para a McLaren com Oscar Piastri, que acabou abandonando na sua estreia após apenas 13 voltas.

Também houve problemas para os rivais da McLaren, a Alpine. Ocon recebeu uma penalidade de cinco segundos por alinhar incorretamente em seu grid. Oo piloto recebeu uma penalidade adicional de 10 segundos por cumpri-la incorretamente.

Bem na retaguarda, Norris alcançou Ocon e com uma vantagem de pneu, pode ultrapassar e ficar com o P18.

As coisas estavam se desenrolando um pouco mais gradualmente na frente, com o pneus macio Perez estava perseguindo a Ferrari de Leclerc. Com DRS na volta 25, ele perseguiu o monegasco pacientemente – e realmente fez a mudança para P2 na curva 1 na volta 26. Sainz estava em terra de ninguém; ele estava a 13 segundos daquela batalha em um solitário P4, enquanto Hamilton estava mais quatro segundos atrás em quinto.

Quanto a Verstappen, sua vantagem aumentou para quase 14 segundos na volta 30.

O infortúnio aumentou para Ocon e Norris, já que Ocon foi penalizado por mais cinco segundos por excesso de velocidade no pit lane e a parada de Norris na volta 29 para um jogo de pneus médios foi glacial.

Valtteri Bottas foi para outra trocou para pneus duros na volta 30, com Hamilton da Mercedes relutantemente seguindo o exemplo uma volta depois, assim como Stroll de Aston Martin. Russell fez o pit na volta 31 e saiu atrás de Hamilton. Stroll, cujos pneus estavam mais quentes, ultrapassou Russell e ficou com o P7.

Sainz também parou na sequência anterior, mas Leclerc ficou de fora até a volta 34, promovendo o ainda não parado Alonso ao P3. Perez e Alonso responderam na volta 35, emergindo em segundo e sexto, respectivamente, enquanto Verstappen continuou na frente. Desfrutando de uma vantagem de 37 segundos, o holandês finalmente passou dos macios para os duros na volta 37. Apenas 2,3 segundos depois, ele saiu devidamente dos boxes antes de continuar na liderança.

Alonso, enquanto isso, estava marcando voltas mais rápidas e alcançando Hamilton. Ele fez a passagem para P5 com facilidade, ou assim parecia, na curva 4 na volta 37. Mas o espanhol não saiu bem da na saída da curva e perdeu a posição. Uma volta depois, Hamilton fechou Alonso na curva 5 e eles lutaram na descida até o gancho, onde Alonso teve uma saída melhor.

O bicampeão atacou e fez uma ultrapassagem no interior da curva 10 – a curva mais complicada do circuito.

A sorte de Leclerc acabou na volta 41. Ele parou na penúltima curva e provocou um Safety Car virtual, que terminou brevemente para permitir que alguém o recolhesse.

A 15 voltas do fim, Sainz estava em terceiro lugar, mas com Alonso a persegui-lo.

Enquanto isso, também houve uma batalha pelo nono lugar, com Gasly contornando o lado de fora da curva 1 para deixar Albon em 10º – ambos com pneus macios. Em novos macios, Tsunoda também fez uma passagem dupla impressionante em Zhou e De Vries para P11, enquanto, De Vries ficou em 13º quando Zhou o ultrapassou logo depois. Sargeant juntou-se à festa, passando De Vries para P13 na volta 44.

Na volta 44, Alonso chegou ao alcance de Sainz. Na volta 45, o bicampeão quase bateu na traseira da Ferrari na saída da curva 4 – fazendo um contato muito leve ao ser jogado para fora pelo tanto que Sainz lutava por tração – e estava ao lado dele descendo a colina para a curva.

Uma saída superior da curva 10, mais DRS, e Alonso passou pela Ferrari para conquistar um lugar no pódio – outro esforço impressionante do veterano, e desta vez que certamente lhe renderia o primeiro pódio desde o Catar 2021.

Sainz parecia estar lutando por ritmo. Talvez ele tenha sofrido dano depois daquele toque com Alonso, ou talvez seus pneus estivessem muito quentes depois daquela batalha.

Alonso disse no rádio: “Este é um carro adorável de dirigir”. E ele levaria o carro ao lugar final do pódio – e seria eleito o Piloto do Dia da primeira corrida do ano.

Quanto a Verstappen, ele começou sua temporada de forma perfeita ao vencer a corrida com uma vantagem de 11,987 segundos. Perez garantiu que a Red Bull também tivesse uma largada perfeita ao ficar em segundo lugar, quase 26 segundos à frente de Alonso.

Sainz acabou terminando em quarto, sem ser ameaçado por Hamilton, que pelo menos segurou Stroll para terminar no P5. Enquanto isso, Stroll deixou a Mercedes para trás e ficou com P6, e deixou Russell em sétimo. Para Bottas. também foi um ótimo começo de temporada, pois ele chegou ao oitavo lugar para a Alfa Romeo.

Gasly, da Alpine, foi o que mais ultrapassou, ele subiu 11 lugares, do último ao nono, graças a uma estratégia de três paradas, algo que Albon conseguiu para terminar em 10º, apenas um segundo à frente do 11º colocado AlphaTauri.

O novato Sargeant chegou ao 11º em sua estreia na Williams, ganhando quatro lugares com uma estratégia de três paradas, enquanto as duas paradas de Magnussen não valeram a pena, pois ele ficou com o 13º lugar. De Vries terminou em 14º em sua estreia no AlphaTauri com Nico Hulkenberg em 15º, graças a uma penalidade de cinco segundos por ultrapassar os limites da pista.

Zhou fez a volta mais rápida para a Alfa Romeo, parando na penúltima volta para os pneus macios, na qual contornou a pista em 1m 33,996s.

Uma aposta tardia por pneus macios e a volta mais rápida não valeu a pena para Norris, que terminou a corrida em 17º – parando seis vezes – em um dia miserável para a McLaren, que obviamente sofreu com o abandono do estreante Piastri.

O dia de Ocon foi francamente calamitoso. Depois de acumular 20 segundos de penalidades, ele abandonou a prova a 16 voltas do final – apenas duas voltas depois que Leclerc puxou para o lado com suspeita de problema no motor.

A Red Bull começou a temporada com uma dobradinha, mas Alonso chegou às manchetes com uma corrida impressionante até o pódio.

Agora, equipes e pilotos têm duas semanas para recuperar o fôlego após este impressionante início de campanha, já que a F1 retorna para o Grande Prêmio da Arábia Saudita de 2023, nos dias 17 a 19 de março.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?