O Prêmio Valor Inovação Brasil, edição 2020, apresentou nesta semana as dez empresas mais inovadoras do país, as 23 empresas que lideram rankings setoriais e o executivo mais inovador de 2020.
O ranking é o resultado da pesquisa conduzida pela Strategy&, da PwC, Valor Econômico e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).
Sob o tema “Competências do Futuro”, a pesquisa avaliou os cinco pilares da cadeia de inovação das empresas: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.
O anuário destaca ainda os desafios colocados pela pandemia tanto em relação ao impacto nos investimentos previstos para a área de pesquisa e desenvolvimento como na busca por novas soluções para enfrentar o difícil contexto adverso.
Resultados
Neste ano, na lista geral, a Natura ficou em primeiro lugar, seguido pelo Einstein, Embraer, Petrobrás e Bosch, estas são o Top 5, do ranking que lista 150 empresas.
O ranking setorial apresentou 23 categorias. A IBM Brasil lidera entre empresas de Tecnologia da Informação; em Telecomunicações, a Vivo foi o destaque. O Magazine Luiza passou o Mercado Livre, líder em 2019, na categoria Comércio e Vestuário. O Bradesco segue em primeiro entre os bancos, assim como a Nestlé Brasil, mas na categoria Alimentos, Bebidas, Ingredientes e Tabaco.
Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, foi eleito o executivo mais inovador de 2020. Foram levados em conta: os avanços nas vendas online, sucesso do IPO e lab com pessoas qualificadas, além de ter criado um ambiente e mindset que incentiva a inovação na companhia. No ranking geral, o Magazine Luiza ficou em 30º lugar.