Pesquisa revela a maior preocupação do brasileiro

pessoas, centro
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Uma pesquisa global realizada pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado, entre julho e agosto deste ano, revelou que a corrupção é a principal preocupação do brasileiro, com 45% dos entrevistados apontando este como o maior problema do país. Este dado se destaca no estudo “ESG Global Market Research”, que entrevistou quase 9 mil pessoas em 15 países. Surpreendentemente, o Brasil foi um dos dois países, junto com a Romênia, onde a corrupção aparece como o maior desafio, superando temas como inflação (37%) e acesso à habitação (5%).

De acordo com Gabriela de Paula Prado, fundadora e presidente da Demanda, a percepção dos brasileiros sobre a corrupção está ligada à histórica relação entre os problemas econômicos e políticos do país. “Os brasileiros acreditam que, sem a corrupção, muitos outros problemas seriam resolvidos, como a inflação”, afirma a especialista, ressaltando que o sentimento reflete desconfiança nas instituições e o uso inadequado dos recursos públicos.

No cenário internacional, o estudo também comparou as preocupações dos brasileiros com as de outros países. O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking global da corrupção, empatado com a Romênia (46%), atrás apenas da Croácia, onde 58% da população apontou a corrupção como principal problema. Em contraste, em outros países, como Alemanha e França, as questões mais debatidas são a imigração e as mudanças climáticas, enquanto inflação e custo de vida dominam as preocupações na América do Norte e na Ásia.

Apesar do histórico econômico complicado, a inflação é uma preocupação menor no Brasil comparado a outros países. O país ficou em 13º lugar no ranking de preocupação com a inflação, uma posição que reflete um receio menor sobre o impacto da economia global no custo de vida, em comparação com nações que não enfrentaram crises econômicas semelhantes recentemente.

Em um panorama global, a pesquisa sugere que, enquanto a corrupção é vista como um problema estrutural no Brasil, a insegurança econômica e os desafios sociais são prioridades em várias partes do mundo.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?