fbpx

O segredo para ficar na 1ª posição no Google pagando menos do que os seus concorrentes

concorrentes
Isabela Carneiro dá dicas importantes para ficar bem rankeado no Google. Foto: divulgação

Já imaginou seus anúncios ficarem nas primeiras posições no Google pagando por um custo por clique (CPC) mais barato do que os seus concorrentes que também anunciam, pagam? Acho que é o sonho de qualquer anunciante.

Depois de me aprofundar muito em campanhas de pesquisa, aprendi que uma das principais métricas que temos que analisar é o Índice de Qualidade, também conhecido como Quality Score.

E o que é esse índice? É uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, que vai de 1 a 10, e que informa se seu anúncio é relevante ou não para o usuário que está buscando no Google.

Como ele é calculado? Esse índice é calculado com base no desempenho de três componentes: Taxa de Cliques (CTR), Relevância do Anúncio e Experiência na Página de Destino.

No que esse Índice influencia?

  1. Relevância

Pois ele determina se seu anúncio é elegível ou não para participar do leilão com aquela busca. O Google preza pelos dois lados: anunciante e usuário, então ele vai querer mostrar o anúncio para a pessoa certa. Se o anúncio estiver ruim, ele pode não mostrar. 

  1. Posição

Determina a posição do seu anúncio em relação aos outros anunciantes. Não importa se você estiver pagando um CPC mais caro, se o anúncio não estiver qualificado, a posição tende a não ser alta, e seu anúncio pode ficar nas últimas posições.

  1. Preço

Um bom índice de qualidade tende a diminuir os CPC’s . É possível ficar em 1° lugar pagando menos do que os concorrentes, caso o índice de qualidade esteja alto.

Depois que eu descobri como isso interferia nos resultados das campanhas de pesquisa, fiz estudos e análises de como eu poderia melhorar esse índice, e percebi que existem várias maneiras de colocar isso em prática:

  • Crie grupos de anúncio mais específicos:

Cada grupo de anúncio dentro da sua campanha deve focar em um único produto ou serviço para que seus anúncios sejam exibidos com mais relevância para a pesquisa dos usuários.

  • Escolha suas palavras-chave com atenção:

Inclua palavras-chave específicas, que estejam relacionadas ao tema do seu grupo de anúncio e que também estejam dentro da página de destino para qual o seu anúncio estará direcionado.

  • Inclua suas palavras-chave no texto dos anúncios:

Inclua suas palavras-chave no texto do anúncio (especialmente no título) para mostrar às pessoas que seu anúncio é relevante para as pesquisas delas. Quando as pessoas virem seus termos de pesquisa no texto do anúncio, elas entenderão que seu anúncio deve ser relevante para aquilo que procuram.

  • Crie anúncios simples e atraentes:

O que faz seu produto ou serviço se destacar em relação aos concorrentes? Destaque essas diferenças importantes em seu anúncio. Você oferece frete grátis? Você vende determinados itens? Não se esqueça de descrever promoções ou destacar seus preços, pois são coisas que chamam a atenção dos usuários.

  • Use um Call to Action (CTA) convincente:

Seu texto do anúncio deve ter uma call to action convincente, pois ela incentiva os usuários a clicarem no anúncio e os ajuda a compreender o que poderão fazer assim que alcançarem sua página de destino. Exemplos: Compre, Venda, Peça, Procure, Encontre, Assine, Experimente, Peça uma cotação.

  • Experiência na página de destino:

Ela considera fatores como o nível de correspondência entre o termo de pesquisa da pessoa e o conteúdo da sua página de destino, como também o grau de facilidade de navegação na sua página, o tempo de carregamento, entre outros.

Essas 6 dicas de melhorias, fizeram a minhas campanhas terem índices de qualidade mais altos do que antes, e além de conseguir atingir melhores posições e ter um CPC médio mais barato em relação aos meus concorrentes, o volume das minhas conversões aumentaram e o CPA diminuiu. Ou seja, a minha campanha passou a performar muito melhor do que antes.


Fonte: bityli.com/UaLQS

 

Isabela Carneiro é Analista Pleno de Ativação e Perfomance na ZAHG, Inteligência e Estratégia Digital.

Contexto Livre é uma coluna rotativa, de assuntos diversos escrita por pessoas bacanas que tenham algo legal e inspirador pra compartilhar.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?