fbpx

Japão identifica nova cepa do coronavírus em viajantes provenientes do Brasil

viajantes
Foto: Edward Jenner/Pexels

O Ministério da Saúde comunica que recebeu a informação das autoridades japonesas. Os quatro viajantes tiveram uma passagem pelo Amazonas e chegaram a Tóquio no dia 2

O Ministério da Saúde confirmou que uma nova cepa do vírus SARS-Cov-2 foi identificada em quatro viajantes que chegaram a Tóquio vindos do Brasil. Após uma temporada no Amazonas, os passageiros desembarcaram no Japão no dia 2. Eles apresentam sintomas leves e estão de quarentena no aeroporto da capital japonesa.

De acordo com as informações repassadas ao governo brasileiro, a nova variante apresenta 12 mutações, uma delas é a mesma encontrada em variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul. A mutação representa aumento na transmissibilidade do vírus.

Até então, a ciência ainda não tem respostas definitivas para a efetividade do diagnóstico laboratorial já disponível e para as vacinas que já estão em uso pelo mundo ou que ainda estão em desenvolvimento.

Segundo o Ministério da Saúde já foram tomadas medidas de precaução, como informações sobre a nacionalidade dos viajantes e em que locais eles estiveram no país, isso irá ajudar a rastrear os possíveis contatos. 

A pasta ainda sugere que as autoridades estaduais, municipais e Distrito Federal continuem a fortalecer as atividades de controle e investigação do coronavírus a fim de rastrear contatos em todos os casos da doença, e a ampliar o sequenciamento de rotina do vírus para identificação, tão cedo quanto possível, de novas variantes em circulação no país.

O caso segue sendo monitorado pelo Ministério da Saúde, que conta com a parceria da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?