No próximo sábado (28), serão atendidas questões relacionadas ao INSS, Caixa Econômica Federal, Ibama, entre outros
A população do Distrito Federal poderá resolver problemas e pendências que podem ser solucionas pela Defensoria Pública da União (DPU) gratuitamente no sábado (28), das 13h30 às 18h. Os interessados devem ir até o Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, local selecionado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para realizar a ação, que tem o intuito de solucionar demandas federais cíveis e previdenciárias. Ao todo, serão distribuídas 120 senhas de atendimento.
“Considerando a importância deste mutirão na garantia do acesso gratuito à justiça, disponibilizamos toda a estrutura da unidade e ampliamos, excepcionalmente, neste sábado o horário de funcionamento para que a população seja atendida pelos defensores”, afirmou o secretário da Sejus, Jaime Santana.
Quem é o público-alvo desta ação?
Podem procurar o serviço pessoas hipossuficientes, cuja renda familiar não ultrapasse R$ 2 mil, e que estejam com problemas envolvendo benefícios previdenciários ou assistenciais indevidamente negados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Financiamento Estudantil (FIES), financiamentos habitacionais com a Caixa Econômica Federal (CEF), Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial Federal, negativa de acesso a medicamentos de alto custo não disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros
Qual é o objetivo desta iniciativa?
De acordo com Murilo Martins, defensor público federal e secretário de Assistência Jurídica da DPU, a ideia passa por auxiliar essa parcela da população e dar experiência aos novos profissionais da Defensoria.
“O objetivo é não só realizar o atendimento da população necessitada, mas também promover a capacitação dos novos defensores e defensoras públicas federais recém-empossados, para que eles já tenham contato com o público alvo da Defensoria Pública da União e possam ir se ambientando com o atendimento à população”.
O que levar para ser atendido?
Os interessados devem levar documentos pessoais – RG, CPF, comprovante de renda e de residência – e todos aqueles ligados ao caso que deseja solucionar.