Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina já poderão emitir a nova carteira neste mês
Mais três estados brasileiros estão aptos para emitir a nova carteira de identidade. A CIN tem como o CPF como único número de identificação, pode ser emitido nos modelos papel, plástico (policarbonato) e ainda no formato digital pelo aplicativo GOV.BR.
A CIN está de acordo com o texto da Lei nº 14.534/2023, que determina o CPF como único número de identificação dos brasileiros nos bancos de dados.
Os residentes de Mato Grosso já estão emitindo o novo documento, a emissão começou na última sexta-feira (3). Em Santa Catarina, o atendimento será feito a partir do dia 8 de março e em Alagoas, a emissão está prevista para o dia 13 de março.
Após a liberação do serviço em três estados, o Brasil agora tem 11 estados aptos a emitir a nova carteira de identidade. São eles: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cerca de 200 mil documentos físicos da Carteira de Identidade Nacional já foram emitidos e mais de 175 mil baixados no formato digital.
De acordo com o governo, a novidade traz mais segurança para o cidadão e ajuda a evitar fraudes. “Mais moderno e seguro, o novo modelo de identificação representa, tanto para o governo como para o cidadão, mais segurança e praticidade.”
A nova carteira ainda gera um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
A nova carteira é válida legalmente em todo o território nacional e, caso o cidadão esqueça o documento físico, por exemplo, pode apresentar a versão digital em seu celular.
Vale lembrar que a emissão da nova CIN é gratuita, a cobrança só ocorrerá se a pessoa optar pela versão em plástico.
Como emitir a identidade virtual?
Primeiro é preciso ter em mãos a nova carteira de identidade impressa, depois basta acessar o app GOV.BR para emitir a CIN em formato digital. O processo é similar com o que foi feito com a carteira nacional de habilitação.
Quem ainda estiver em dúvidas, basta acessar o tutorial que foi preparado sobre a CIN digital: https://www.youtube.com/watch?v=BeWNk2T6Kcg