O presidente Jair Bolsonaro finalmente reconheceu a vitória de Joe Biden nas eleições americanas, ocorridas no dia 3 de novembro. Enquanto o mundo parabenizava o democrata, o Brasil se mantinha em silêncio, que foi quebrado com a mensagem de hoje. O país foi o último membro do G20 a cumprimentar o presidente-eleito, mas não foi a última nação a fazer isto. O líder da Coreia do Norte se mantém em silêncio sobre as eleições americanas.
O reconhecimento veio em uma mensagem postada no Twitter de Jair Bolsonaro. O presidente afirmou estar pronto para “trabalhar com o novo governo”.
– Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 15, 2020
Na noite desta segunda-feira (14), aconteceu a votação no Colégio Eleitoral e o resultado reafirmou o resultado anterior, Joe Biden foi declarado formalmente o vencedor da corrida eleitoral. A chapa com Kamala Harris recebeu 306 votos contra 232 de Trump-Pence.
A posse de Joe Biden e Kamala Harris acontecerá no próximo dia 20 de janeiro.