fbpx

“Grande Sertão: Veredas” ganha releitura na Semana do Cerrado

cerrado

As declamações serão transmitidas no canal do Cerrado Ecoarte no YouTube

O mês de setembro marca o Dia Nacional do Cerrado (11). Para celebrar a data, o canal Cerrado Ecoarte apresenta o projeto “Sertão em Si”, uma série de declamações performáticas que exploram e revisitam a obra de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”. A programação acontece nos próximos dias 10, 11 e 12 e terá tradução simultânea em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

“Trouxemos para as reflexões da Semana do Cerrado uma contribuição artística, literária e inclusiva. Enquanto ecoarte, nosso objetivo é sensibilizar as pessoas pela conservação deste bioma que é berço das águas do Brasil e possui uma das maiores biodiversidades do planeta”, explica a multiartista Thais Kuri, idealizadora do projeto.

Partindo de estudos e imersões sobre a narrativa de “Grande Sertão: Veredas”, o grupo formado pelo trio de artistas Juliana Victória, Valério Henrique e a própria Thais, irá interpretar textos autorais que reúnem adaptações da obra e colagens de nomes aclamados como do poeta cerratense, Nicolas Behr.

As apresentações são uma oportunidade de facilitação pedagógica da literatura trabalhada nas escolas. Por isso, o projeto convida a redes pública e privada de ensino para assistir as transmissões. A chamada é aberta à toda comunidade escolar que seja ou não PCD (pessoa com deficiência), especialmente estudantes e docentes de disciplinas que envolvam ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais.

O projeto “Sertão em Si” é focado em acessibilidade desde sua concepção. “Ao propor a tradução em Libras, quisemos ampliar e democratizar o acesso à uma proposta educativa que envolve arte e meio ambiente, além de trazer luz às falas populares e brincadeiras linguísticas que o gênio Guimarães Rosa construiu”, destaca Thais Kuri.

A tradução em Libras será feita pelo intérprete André Gomes, que está com o grupo desde os ensaios, conhecendo textos, simbologias e imagens que inspiram a entonação e os movimentos. Original do começo ao fim, “Sertão em Si” tem uma dinâmica autoral: o Movimento da Palavra. Trata-se de um método onde as vibrações da voz, o ritmo da fala e a melodia do som estimulam a dança-teatro e propõem um novo jeito de sentir a poesia.

Programação – Semana do Cerrado

10/09 – Declamação Três Silêncios
11/09 – Declamação Rios e Estrelas
12/09 Declamação Amor e raiva

Sempre às 20h, no canal Cerrado Ecoarte no YouTube

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?