Frango a La Chef Lina: uma releitura do prato favorito de JK

Brasília
Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF, localizada no Eixo Monumental, via que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste. Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Brasília, capital do Brasil, hoje, uma jovem senhora de 61 anos ainda nós encanta com sua beleza, classe e modernidade. Te vemos de várias maneiras, mas, a partir de hoje, começaremos aqui uma nova jornada. Uma jornada gastronômica, de muitos sabores, harmonias e principalmente de paladares. E por isso, eu Gregory Cotrim, vos apresento a nova coluna do Portal Contexto.

Paladar Bsb, onde semanalmente iremos apresentar uma viagem gastronômica pelos mais diversos restaurante, bares, lanchonete e quiosque de Brasília e suas regiões.

Primeiramente, PARABÉNS BRASÍLIA!!! Minha amada e querida cidade, sou nascido e criado aqui. Não me vejo morando em outro lugar do Brasil se não for em você! Não havia data melhor para começarmos esse lindo desafio se não fosse no seu aniversário.

Frango a La Chef Lina
Eu e minha mãe, Lina criadora do prato Frango a La Chef Lina

Para o seu aniversário Brasília, achei por bem ensinarmos nossos leitores à fazer um prato especial. Uma releitura de uns dos pratos favoritos do presidente Juscelino Kubitschek. E para isso, convidei a Chef Lina Cotrim para ensinar esse prato.

Ahhh não é coincidência o sobrenome dela com o meu. A Chef Lina é minha digníssima mãe. Formada em Gastronomia pelo Iesb, em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), ela desenvolveu essa receita que foi nota máxima na sua apresentação. Por isso achei interessante fazer essa conexão. Vamos conhecer um pouco dessa história?

De onde surgiu a receita

Palácio do Catetinho
O Palácio do Catetinho, também conhecido como o Palácio de Madeira foi construído para que JK pernoitasse em Brasília para acompanhar as obras de Construção da Capital Federal. Foto: Vânia Mareco, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons
Frango a La Chef Lina
Cozinha do Palácio do Catetinho. Foto: Vânia Mareco, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Lina, em um bate papo descontraído revelou que em 2010, ela teve contato com a filha de uma das cozinheiras chefs do Catetinho (primeira residência oficial da Nova Capital) e que ela escutava muitas histórias de sua mãe.

Em uma dessas histórias lhe foi revelado que o presidente JK gostava muito de couve, batata doce e frango. Desta informal conversa a chef Lina se inspirou para desenvolver esse prato que iremos apresentar para vocês caros leitores.

Batizado de Frango a La Lina, o prato foi nota máxima no TCC da chef e consiste em um Frango ao molho de abacaxi com purê de Batata Baroa. Para acompanhar um arroz branco e um brócolis cozido.

Segundo a chef Lina, para a substituição da couve ela preferiu o brócolis, pois queria dar a coloração verde e que a harmonia com o purê adocicado ficou melhor que com a couve. A batata doce foi substituída pela batata Baroa (ou mandioquinha em algumas regiões) devido a coloração mais alaranjada que dá uma vida especial ao prato.

Então caros amigos, vamos parar de histórias e vamos à receita?

Frango a La Chef Lina

(Porção para 04 Pessoas)

Filé de Frango

– 1 Kg de Filé de Frango

– 2 dentes de alho

– sal a gosto

– 60g de abacaxi

– 2 colheres de sopa de Óleo

– 40g de abacaxi em cubos

Modo de Preparo:

Amasse o alho junto ao sal e tempere o filé de frango. Em uma frigideira coloque o óleo e deixe esquentar bem. Na frigideira já aquecida, adicione o filé de frango e ao ver que dourou de um lado,  vire para dourar por completo. Assim, o filé deve ficar bem dourado e suculento. Desligue o fogo e adicionar o abacaxi em cubos levemente espremidos na peneira. Passe o abacaxi e essa calda por toda frigideira. Por fim coloque o filé em um prato e regue o filé com o abacaxi e calda por todo o frango.

Brócolis:

O preparo do brócolis é bem simples, coloque água em fervura em uma panela. Adicionar o brócolis nessa água por 5 minutos. Depois disso retirar da panela e colocar em água gelada para baixar a temperatura com rapidez.

Purê de Batata Baroa

– 700g de batata baroa

– 300g abóbora japonesa

– 2 damasco frescos

– 1 colher de sopa de manteiga

– 200g de creme de leite

– 30g à 60g de leite

– 20g de castanha do Pará

Modo de Preparo:

Colocar a batata, a abóbora e 1 unidade de damasco para cozinhar. Quando estiverem cozido, colocar no espremedor e espremer bem até ficar uma pasta bem consistente.

Em uma panela colocar uma colher de sopa rasa de manteiga em fogo alto. Deixar derreter e adicionar o preparo de abóbora, batata baroa e damasco. Ir acrescentando aos poucos o leite. O leite dará a espessura desejada, para que gostar de mais espesso adiciona 60g de leite e quem gostar de mais consistente adiciona 30g. Nesse ponto, fica ao critério do cozinheiro escolher. Quando o purê absorver todo o leite colocar em fogo baixo e adiciona 200g de creme de leite, mistura tudo. Ao formar um purê de coloração laranja e brilhante, desligue o fogo e estará pronto nosso purê.

Para finalizar o purê, fatie bem fino o damasco cru restante e corte a castanha do pará torrada em filé. Jogue por cima do purê e monte o prato ao seu gosto. Montar o prato com uma porção de arroz, uma porção de purê, o filé de frango regado ao molho de abacaxi e adicionar o brócolis mais espaçado. Sugestão é deixar tudo bem dividido no prato mostrando bem o detalhe de cada preparo.

Siga o autor no Instagram: @gregorycotrim

Acompanhe outras dicas do Gregory na coluna Paladar Bsb

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?