Global Teacher Prize prorroga prazo de inscrições para 25 de junho

Keishia Torpe recebe o premio na sede da UNESCO em Paris, novembro de 2021. Foto: Divulgação

Professores brasileiros poderão se candidatar ao “Nobel da educação” que irá premiar o vencedor em 1 milhão de dólares

O Global Teacher Prize 2023 convida os professores do Brasil que inspiram com suas práticas inovadoras, são exemplo e fazem a diferença, a se candidatarem ao prêmio da Fundação Varkey, que teve suas inscrições prorrogadas, novamente, até o dia 25 de junho. A premiação é organizada em colaboração com a UNESCO e em parceria estratégica com o Dubai Cares. Agora em seu oitavo ano, o prêmio de Us$ 1 milhão (cerca de R$ 5 milhões) é o maior valor oferecido desde as últimas edições.

O Global Teacher Prize está aberto a educadores que trabalham com crianças que estão no ensino básico ou têm entre cinco e dezoito anos de idade. Professores que ensinam crianças a partir de 4 anos em um currículo reconhecido pelo governo na área de Educação Infantil também são elegíveis, assim como os que lecionam em tempo parcial e professores de cursos online. Os requisitos para a inscrição são os profissionais que se dedicam pelo menos dez horas por semana ao ensino e planejam permanecer na profissão nos próximos cinco anos. Está aberto a professores que atuam em todos os tipos de escolas e, de acordo com as leis locais, em todos os países do mundo.

Aqueles que se candidatarem ao Global Teacher Prize serão avaliados por suas práticas de ensino, inovação no enfrentamento de desafios locais, obtenção de resultados de aprendizagem comprovados, impacto na comunidade além da sala de aula, ajuda para formar cidadãos globais, melhoria da profissão docente e reconhecimento por parte de entidades externas.

Professores interessados podem se candidatar ao Global Teacher Prize em www.globalteacherprize.org e a nova data de encerramento das inscrições é 25 de junho de 2023.

O prêmio será reduzido a uma lista de 50 finalistas e a 10 finalistas, a serem anunciados posteriormente neste ano, ajudando a elevar o padrão de respeito pela profissão de professor. O vencedor será escolhido entre os dez finalistas pela Academia do Global Teacher Prize, composta por profissionais proeminentes, e será anunciado ainda neste ano, em 2023.

A vencedora da última edição foi a professora norte-americana Keishia Thorpe, que proporcionou acesso à educação universitária para estudantes de baixa renda, norte-americanos de primeira geração, imigrantes e refugiados. “Todos os dias, professores que inspiram por todo o Brasil apoiam seus alunos e os ajudam a se tornar o melhor que podem ser. Isso não é pouca coisa, e é por isso que os professores sempre serão importantes.

Ela destaca o papel fundamental que os professores brasileiros desempenham ao nutrir a próxima geração de alunos, uma vez que as inscrições foram prorrogadas. “Eu os incentivo a se candidatarem ao Global Teacher Prize 2023 e convido pais e alunos a indicarem os grandes educadores em suas vidas. Eles merecem ter suas histórias ouvidas e o mundo precisa conhecer tudo o que eles já realizaram.”

Os brasileiros têm um histórico de destaque na premiação. Em 2021, Greiton de Azevedo, professor de matemática na escola pública IF-Goiano em Ipameri, Goiás, estava entre os 50 finalistas. Em 2020, dois professores brasileiros ficaram entre os 50 melhores: Lília Melo, professora da Escola Brigadeiro Fontenelle em Belém do Pará, e Francisco Celso Leitão Freitas, professor de história do Centro Educacional da Unidade Penitenciária de Santa Maria, em Brasília.

Sua excelência, o dr. Tariq Al Gurg, diretor executivo e vice-presidente do Dubai Cares, afirma que os professores são a força motriz do progresso, pois são eles que inspiram e moldam os líderes e inovadores do amanhã. “Além de transmitir conhecimento, os professores também são treinadores, mentores e facilitadores que capacitam seus alunos a alcançar seu pleno potencial. Através de sua orientação e apoio, os professores também inspiram nos alunos os valores, habilidades, conhecimentos e experiências que são fundamentais para construir um futuro próspero e sustentável para todos. Valorizamos nossa parceria de longa data com o Global Teacher Prize da Fundação Varkey, que celebra os esforços incansáveis e as conquistas incríveis de professores ao redor do mundo e seu papel no impulso ao desenvolvimento humano”.

O apoio de longa data do Dubai Cares ao Global Teacher Prize decorre de sua crença de que investir em professores é investir no desenvolvimento humano. Por meio de sua estrutura de Transformação Global da Educação, a organização filantrópica global sediada nos Emirados Árabes Unidos está empenhada em elevar o papel dos educadores como treinadores, mentores e facilitadores, além de posicioná-los como “Professores de Experiência Humana” capazes de nutrir os alunos e capacitá-los com os valores, habilidades, conhecimentos e experiências necessários para enfrentar as complexidades e desafios do futuro.

De acordo com Sunny Varkey, fundador do Global Teacher Prize e presidente da Fundação Varkey, o prêmio foi lançado para destacar a importância da educação no enfrentamento dos grandes obstáculos do futuro, desde as mudanças climáticas até a crescente desigualdade e as pandemias globais. “Eu incentivo professores inspiradores de todo o mundo a se candidatarem à edição deste ano. Os políticos, tomadores de decisões, nunca devem se esquecer que é apenas priorizando a educação que podemos garantir todos os nossos amanhãs”.

Stefania Giannini, diretora-geral assistente da UNESCO para Educação, afirma que a entidade é uma parceira orgulhosa do Global Teacher Prize, porque os professores, como guardiões do futuro, merecem grande reconhecimento por seus esforços inspiradores. “Diante de desafios complexos como as mudanças climáticas aceleradas, o surgimento de ideologias radicais e o avanço de tecnologias como a inteligência artificial, os professores são indispensáveis na preparação de crianças e jovens para navegarem em um mundo em constante evolução.”

Caso os professores estiverem sendo indicados por terceiros, a pessoa que os indica deverá escrever uma breve descrição online explicando o motivo. O professor indicado receberá um e-mail informando que foi indicado e um convite para se candidatar ao prêmio. Os candidatos podem se inscrever em inglês, mandarim, árabe, francês, espanhol, português e russo.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?