Estudantes brasileiros estão entre os finalistas do Global Student Prize

         Henrique Peixoto Godoi. Foto: Divulgação
Bianca Bearare. Foto: Divulgação

Em sua terceira edição, a premiação irmã do Global Teacher Prize reconhece jovens talentos de todo o mundo, e selecionou estudantes de Goiânia e São Paulo para a disputa de 2023

Dois jovens estudantes brasileiros foram selecionados na lista de 50 finalistas para o Global Student Prize Chegg.org 2023 (Prêmio Global do Estudante, do inglês), uma premiação anual de 100 mil dólares concedida ao estudante que mais impactou positivamente a aprendizagem, a vida de seus colegas e a sociedade como um todo. Henrique Peixoto Godoi, de 17 anos, estudante do Colégio Arena, em Goiânia, Goiás, e Bianca Bearare, de 18 anos, estudante da escola Daqui pra Fora, em São Paulo, foram escolhidos entre 3.851 inscrições de 122 países.

Em 2021, a Fundação Varkey e a Chegg.org se uniram para lançar o Global Student Prize Chegg.org 2023, uma premiação irmã do prestigioso Global Teacher Prize no valor de 1 milhão de dólares. A iniciativa teve como objetivo criar uma plataforma poderosa para reconhecer o trabalho de estudantes extraordinários em todo o mundo, que coletivamente estão impulsionando transformações positivas em nossa sociedade. O prêmio está aberto a todos os estudantes com pelo menos 16 anos, matriculados em instituições acadêmicas ou participantes de programas de treinamento e habilidades. Além disso, estudantes de meio período e aqueles matriculados em cursos online também têm elegibilidade para concorrer ao prêmio.

Estudantes brasileiros têm um histórico de destaque no Global Student Prize da Chegg.org, com Lucas Tejedor, um jovem de 18 anos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, nomeado um dos 10 finalistas para o Global Student Prize da Chegg.org em 2022, e Ana Julia Monteiro de Carvalho, uma estudante de 18 anos estudando na Escola Industrial de Educação Básica do SESI Abelardo Lopes, nomeada uma das 10 finalistas para o prêmio em 2021.

Os 10 finalistas do Global Student Prize devem ser anunciados em agosto deste ano. O vencedor, que será anunciado mais tarde no ano, será escolhido entre os 10 finalistas pela Academia do Global Student Prize, composta por indivíduos proeminentes.

Heather Hatlo Porter, chefe da Chegg.org e diretora de Comunicações da Chegg, Inc, afirma:

“Estamos em um momento crucial em que enfrentamos alguns dos maiores desafios da história. Estudantes de todo o mundo estão cientes dessa urgência e estão aproveitando sua criatividade para superar os obstáculos significativos que enfrentam e construir um futuro melhor para todos nós.

“Parabéns a Henrique Peixoto Godoi e Bianca Bearare. A Chegg.org não apenas celebra suas conquistas, mas também as infinitas possibilidades que existem quando mentes jovens são movidas por uma paixão pela mudança. Os 50 finalistas do Global Student Prize merecem a oportunidade de ter suas histórias contadas e suas vozes ouvidas. Seus sonhos, sabedoria e espírito inventivo iluminarão um futuro mais esperançoso para todos.”

Sunny Varkey, fundador da Fundação Varkey, diz:

“As histórias de Henrique Peixoto Godoi e Bianca Bearare são uma prova do papel crucial que a educação desempenha na construção de um mundo melhor para todos nós. É a chave para resolver os maiores desafios da humanidade, desde guerras e conflitos até mudanças climáticas e crescente desigualdade. À medida que o tempo se esgota para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é mais importante do que nunca priorizar a educação para enfrentarmos o futuro com confiança.”

O vencedor do ano passado foi o adolescente ucraniano Igor Klymenko, um estudante de 17 anos de Kyiv, Ucrânia, que se mudou para o campo no início da invasão russa para concluir seu último ano do ensino médio. Abrigado no porão de sua nova casa, Igor concluiu com sucesso seus estudos enquanto aprimorava o drone de detecção de minas em que trabalhava há oito anos. Ele foi selecionado como o vencedor do Global Student Prize da Chegg.org de 2022 entre mais de 7 mil inscrições de mais de 150 países.

O primeiro vencedor em 2021 foi Jeremiah Thoronka, um estudante de 21 anos de Serra Leoa, que lançou uma startup chamada Optim Energy que transforma vibrações de veículos e tráfego de pedestres em estradas em corrente elétrica. Com apenas dois dispositivos, a startup forneceu eletricidade gratuita para 150 residências, compreendendo cerca de 1.500 cidadãos, e para 15 escolas onde mais de 9 mil estudantes frequentam.

As inscrições e indicações para o Global Student Prize deste ano foram abertas em 19 de janeiro e encerradas em 14 de maio. Os estudantes estão sendo avaliados com base em suas realizações acadêmicas, impacto sobre seus colegas, como fazem a diferença em suas comunidades e além, como superam adversidades para alcançar seus objetivos, como demonstram criatividade e inovação e como atuam como cidadãos globais.

Se os estudantes forem indicados, a pessoa que os indicar será solicitada a escrever uma breve descrição online explicando a razão da indicação. O estudante indicado receberá um e-mail convidando-os a se candidatar ao prêmio. Os candidatos poderão se inscrever em inglês, mandarim, árabe, francês, espanhol, português e russo. Para saber mais online, siga @cheggdotorg.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?