Erupções à vista: como atravessar esse período crítico sem explodir junto

Na coluna passada, alertei para o risco dos conflitos e tensões com a conjunção de Lilith e Marte em Áries em quadratura com Júpiter em Capricórnio. Pois em 4 de agosto, quando a quadratura tornou-se exata aos 19°, Beirute presenciou a explosão gigantesca de um armazém portuário onde uma carga de produtos altamente explosivos estava guardada há anos.

Ao que parece, a metáfora de explosão para tudo o que está sendo escondido e guardado em condições inadequadas precisou ser materializada – como pede a energia capricorniana ativada por Júpiter, Plutão e Saturno durante todo o ano de 2020 – para chamar a nossa atenção.

Pois hoje, 10 de agosto, Marte e Lilith estão juntos, aos 21°55 de Áries. Talvez seja um bom momento de revisar nossos sistemas de segurança que previnem incêndios, explosões e descargas de energia exageradas, tanto no plano material, quanto no emocional. Que tal encontrar condições mais adequadas para armazenar e canalizar nossa energia de luta e iniciativa?

Quadratura de Marte com Plutão

Esse momento permanece no sábado (15/08), quando Marte faz uma quadratura exata para Plutão, e se estende até o dia 19, quando é a vez de Lilith quadrar o Deus da Morte. A possibilidade de destruição e finalização de processos é realmente notável em todo o período, especialmente daquilo que serve apenas para nos manter presos em estruturas que já não fazem mais sentido em nossas vidas.

Meditação, oração e momentos de recolhimento podem nos amparar e ajudar a dissipar a energia conflitiva que esses aspectos celestes liberam. Refletir sobre as próprias ações, sobre suas reações às ações alheias, e sobre situações que lhe despertam raiva, indignação, violência e agressividade pode ser uma necessidade para enfrentar esse momento de forma mais tranquila.

Idéias em alta

Um segundo aspecto interessante do período é o sextil entre Mercúrio, em Leão desde a semana passada, e Urano em Touro (10/08). Pode indicar que ideias em gestação estão no ponto de serem trazidas à vida. Não sem antes passarem por reformulações importantes na estrutura necessária para que sejam colocadas em práticas.

No domingo (16/08), Urano fica retrógrado e garante auxílio na atividade de olhar para os processos que estamos cultivando, materiais ou psicológicos. Estamos plantando aquilo que queremos colher mais adiante? Ou continuamos regando plantas que não vão nos trazer bons frutos? Quais são nossas motivações para o cultivo?

Criar e expressar

No dia 18 de agosto, às 23h42 no horário de Brasília, acontece a lunação de Leão, ou seja, Sol e Lua ficam conjuntos em Leão, fenômeno que conhecemos como Lua Nova. Exatamente nesse momento, ambos os astros estarão em quincunce com Saturno em Capricórnio.

Portanto, o mês à frente traz oportunidades para que possamos analisar se as estruturas onde estamos inseridos permitem o nosso brilho e o exercício da nossa criatividade. Mercúrio está junto com Sol e Lua e ajuda na análise lógica da nossa realidade e do que realmente queremos criar. Estamos fazendo aquilo que nutre nossa alma?

Por sua vez, Marte está em trígono com os luminares e com Mercúrio na lunação. O trígono é um aspecto de fluidez e indica que nossa capacidade de ação e criação pode ser favorecida a partir dessa data. Atividades criativas e auto-expressivas podem receber um destaque, especialmente se servirem para que consigamos expressar aquilo que realmente desejamos.

Cuidado apenas para não achar que a expressão direta de suas ideias e crenças sempre será bem-vinda por todos. Vênus está em Câncer e pede acolhimento, cuidado e nutrição de nossas relações. Não deixe que o seu brilho ofusque ou obscureça os demais, especialmente aqueles que são importantes na sua vida e com quem você mantém relações afetivas.

Generosidade, alegria e lealdade em nossa expressão podem ser boas formas de manter a paz em um período tão explosivo.

Saiba Mais

Se ficou interessado no ciclo de Marte em Áries, há mais informações aqui.
Quer saber mais sobre a conjunção de Saturno, Plutão e Júpiter em Capricórnio? Clica aqui.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?