Doações e Fábrica Social; a solidariedade em tempos de coronavírus no DF

A solidariedade tem sido uma marca importante nestes tempos de coronavírus. No Distrito Federal (DF), as iniciativas se multiplicam para auxiliar aqueles que foram duramente afetados pela paralisação das atividades econômicas. 

Doações de alimentos, de materiais de limpeza e uma fábrica social para a produção de máscaras faciais e equipamentos de proteção individual estão entre algumas das ações do bem.

Doações

Primeiras entregas realizadas
Os colégios Maristas (Colégios Marista João Paulo II, Marista Champagnat Taguatinga, Marista Águas Claras e o Marista Asa Sul) do DF se organizaram para uma campanha de arrecadação de produtos de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis. As doações estão sendo destinadas para famílias cadastradas em instituições localizadas no Sol Nascente, Estrutural, Guará e Fercal. 

As primeiras doações já foram entregues na Estrutural, Sol Nascente, Fercal e Guará 2. Lembrando que também é possível realizar contribuições financeiras para as instituições beneficiadas (veja os dados abaixo).

A entrega das doações pode ser feita de carro, pois em alguns pontos foram montados um sistema de drive-thru, nos locais em que isto não foi possível, a doação pode ser deixada na recepção do colégio. Todos os itens estão sendo armazenados com segurança e sendo higienizados.

Quem quiser fazer parte desta corrente do bem, seguem os endereços e as informações bancárias das instituições atendidas pela campanha.

Colégio Marista Champagnat Taguatinga
QSD AE nº 1 – Taguatinga Sul
Campanha Solidária Sol Nascente
Banco do Brasil
AG: 3477-0 | CC: 33709-9
Conferência dos Religiosos dos Brasil | CNPJ: 33.460.940/0020-85

Colégio Marista Águas Claras
Rua Tamboril, Lote 01 – Águas Claras
Creche da Tia Tatá – Estrutural
Banco do Brasil
AG: 3477-0 | CC: 33709-9
Conferência dos Religiosos dos Brasil | CNPJ: 33.460.940/0020-85

Colégio Marista Asa Sul
SGAS 615, módulo C – Asa Sul
Creche Santo Aníbal – Guará 2
Banco do Brasil
AG: 2912-2 | CC: 126481-8
Instituto Social de Educação e Cultura | CNPJ: 05.508.980/0001-51

Colégio Marista João Paulo II
SGAN 702 (entrada lateral) – Asa Norte
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Fercal
Caixa Econômica Federal
AG: 0972 | CC: 1378-1
Mitra Arquidiocesana de Brasília | CNPJ: 00.108.217/0139-55

  • Campanha de doação de itens de higiene pessoal

Na última terça-feira, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lançou uma campanha para arrecadar itens de higiene pessoal, essenciais para o combate ao coronavírus.

A campanha deverá chegar a famílias de crianças e adolescentes, com a faixa etária de 6 a 16 anos atendidas pelo Projeto Golfinho, da própria Caesb. Estas famílias são moradoras das seguintes regiões: Ceilândia, Itapoã e Paranoá. Além disso, existe a previsão das doações irem também para os centros do Governo do Distrito Federal para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A fase de arrecadação deve durar 30 dias, mas pode ser prorrogada. Veja os locais para deixar a doação:

– Sede da Caesb (Lotes 13 / 21 – Centro de Gestão de Águas Emendadas, Av. Sibipiruna – Águas Claras);
– Unidade da Caesb no SIA (Lote F – SAPS, SIA Trecho 1);
– Secretaria de Comunicação do DF (Portaria do Palácio do Buriti, Térreo);
– Biotic (Parque Tecnológico de Brasília, Lote 4, Edifício de Governança, Bloco “B”, 2º Andar, entre o Parque Nacional e a Granja do Torto).

Quem quiser doar e não puder ir a um dos pontos de arrecadação, poderá entrar em contato com Assessoria de Comunicação da Caesb pelo número 3213-7117 ou pelo e-mail ascom@caesb.df.gov.br.

Fábrica Social

O Distrito Federal ganhará mais um espaço para a produção de máscaras faciais e outros equipamentos de proteção individual (EPIs). A Fábrica Social utilizará o Salão de eventos do Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Instituto Brasília Ambiental. 

abertura da Fábrica Social, será às 16h30, em um evento online, podendo ser acompanhado em https://www.facebook.com/MovimentoJB

A iniciativa conta com recursos da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o apoio das Administrações Regionais do Jardim Botânico e de São Sebastião e a coordenação do Movimento Comunitário dos Moradores do Jardim Botânico (MCJB).

Por ter uma estrutura adequada, espaço amplo, ventilado, o Salão do Instituto Ambiental foi escolhido. Seguindo os protocolos de segurança adotado pelo GDF, dez costureiras serão responsáveis pela produção das máscaras. Elas usarão máscara individual, estarão a dois metros de distância uma da outra, e terão álcool em gel à disposição.  

O diretor executivo do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), Ilton de Queiroz Júnior, a fábrica já tem uma encomenda de 120 mil máscaras, que serão destinadas a pessoas carentes. Há também uma demanda de 3 mil máscaras Organização das Nações Unidas (ONU), que serão doadas aos moradores de rua e, ainda, a encomenda de até 30 mil máscaras pelo Governo do Distrito Federal.

Ainda há um projeto de Drive-thru das Máscaras para que for vacinado na sede do CPS, que deve voltar a receber a campanha de vacinação nas próximas etapas.

*Com informações da Agência Brasília

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?