Nesta sexta, 27, é comemorado o Dia do Psicólogo, um profissional que tem sido buscado nos tempos atuais. Entenda a importância de ter um acompanhamento qualificado
Quem faz ou fez terapia em algum momento da vida entende que o apoio do psicólogo torna a jornada mais leve. A busca pela ajuda desse profissional aumentou durante a pandemia do coronavírus, afinal, estamos vivendo em um momento de incertezas, preocupações e sobrecarga.
Encontrar um bom profissional parece uma tarefa menos complicada hoje em dia, afinal, existem plataformas que conectam pessoas aos psicólogos, e o serviço de saúde mental é oferecido em clínicas-escolas ou nos Centros de Atenção Psicossocial.
No entanto, existem pessoas que querem atalhos na hora de cuidar da saúde mental, e não é preciso olhar muito para encontrar profissionais ou que não são da área ou que aproveitam a fragilidade das pessoas para vender o “cuidado”.
Nessa hora é preciso ter muito cuidado, afinal, o psicólogo é o especialista que nos ajuda a clarificar nossas emoções, ele que entende se há estruturas biológicas em nós que precisam ser tratadas nos ajudando a resolver as nossas demandas emocionais.

Segundo a psicóloga Andréa Chaves, especialista em saúde mental, tem sido muito comum essa banalização da ajuda especializada. “Há um quê de várias pessoas acharem que podem lidar com a saúde mental das outras. É importante que as pessoas tenham essa consciência de que saúde mental é coisa séria. Experiências empíricas não dão credibilidade para ninguém tratar de nenhuma doença ortopédica, tão pouco para tratar da saúde mental ”, explica.
As consequências podem ser terríveis, já que o trabalho deve ser personalizado e individualizado para cada um. “Imagina prescrever algo para um paciente e ele não ter nenhuma indicação daquilo? Sinais de ansiedade, depressão, estresse podem piorar e muito. Lidar com a mente humana não é para qualquer pessoa que trabalha com outras áreas da saúde. É preciso procurar ajuda técnica e especializada. Por isso, psicólogos e psiquiatras são as únicas pessoas habilitadas a trabalhar com a saúde mental”, complementa.
Para garantir a credibilidade e a veracidade da capacitação do profissional, é importante buscá-lo junto ao Conselho Federal de Psicologia. “Não deixe de fazer isso, é para o seu bem. Buscar o profissional é um grande passo e ele deve ser feito com toda a cautela possível”, acrescenta Andréa Chaves.