fbpx

Dia 06 de março será o Dia Nacional da Pitaya

Dia Nacional da Pitaya
Foto adquirida pelo Canva.com

Deputado Federal Luiz Nishimori ( PSD-PR)  apresentou Projeto de Lei que institui o Dia Nacional da Pitaya para celebrar e promover a nutritiva e promissora fruta

Dia Nacional da Pitaya
Luiz Nishimori apresentou a ementa para criar o Dia Nacional da Pitaya.

O Projeto de Lei  PL 1097/2022 de autoria do Deputado Federal Luiz Nishimori – PSD/PR. Institui o Dia Nacional da Pitaya.

A Pitaya, conhecida também como a fruta do dragão por sua aparência, está a cada safra mais popular. Seja pelo seu rico valor nutricional, seja pelo seu sabor, e até mesmo pela sua cor e diversidade.

Os produtores rurais brasileiros tem apostado no seu cultivo, nos quatro cantos do Brasil, pois além do consumo in natura, a fruta tem uma forte demanda na indústria de alimentos e farmacêutica, tanto no mercado interno quanto para exportação.

“É muito importante ser comemorado anualmente no dia 06 de março em todo o território nacional, para incentivar mais o plantio e o consumo desta fruta. Estamos trabalhando na Câmara Federal. Os produtores estão organizados e eu tenho certeza que a fruta pode crescer muito e ajudar também, principalmente os pequenos agricultores no seu faturamento, no dia a dia porque ela dá entre cinco e seis meses direto e isso ajuda na renda da agricultura familiar”

A escolha da Data

Segundo Nishimori, o Brasil inteiro desde o Norte até o Sul tem plantado pitaya, “lógico que dependendo do clima a safra acontece em períodos diferentes, mas exatamente no dia 6 de março em quase todo o território nacional os produtores estão colhendo esta fruta”, enfatiza o autor do PL.

APPIBRAS comemora a iniciativa

Luiz Nishimori recebe APPIBRAS
Afif Jawabri, Dep. Luiz Nishimori e professor Dejalmo durante encontro em Brasília em agosto de 2021.

A  APPIBRAS (Associação dos Produtores de Pitayas do Brasil) comemorou a criação do Dia Nacional da Pitaya. O presidente da entidade, Afif Jawabri afirmou que ficou muito feliz com a ementa de Nishimori. “Os produtores de pitaya agora têm um dia para comemorar esta cultura fantástica”.

O diretor técnico Dejalmo Prestes, conhecido como Professor Pitaya declarou que a escolha data foi excelente, já os produtores e os consumidores terão a fruta disponível em todo o Brasil para comemorar a data.

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: