fbpx

DF: Ibaneis libera uso de máscaras ao ar livre a partir de 3 de novembro

A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal nesta terça-feira (26)

Ibaneis rocha, brasília, df, gdf, máscara, covid-19
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal – Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) resolveu liberar o uso de máscaras em espaços abertos, no Distrito Federal. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) na última terça-feira (26) e entra em vigor a partir de 3 de novembro.

Ibaneis revelou que tinha a intenção de aderir a medida a partir da primeira quinzena de novembro nesta segunda-feira (25). Ele deu a declaração no evento de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 7 de Sobradinho 2.

Entretanto, o decreto deixa claro que a máscara segue sendo necessária e obrigatória em outros tipos de ambiente, como: condomínios, comércios e no transporte coletivo.

“Fica determinada a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, conforme orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, em todos os espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, no âmbito do Distrito Federal, sem prejuízo das recomendações de isolamento social e daquelas expedidas pelas autoridades sanitárias”, relata o texto. 

Máscaras no DF

A obrigatoriedade do uso de máscaras na capital está em vigência desde abril de 2020, o ato foi uma medida de saúde para evitar a disseminação da Covid-19. Em setembro, Ibaneis declarou que a liberação das máscaras só entraria em pauta de discussão quando  70% da população de 3 milhões do DF estivesse vacinada com duas doses. Até o momento, 51% da população está com o ciclo de vacinas completo.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?