Covid-19: Teste rápido com 97% de eficiência poderá ser encontrado em farmácias

Desenvolvido por empresa canadense, o novo teste rápido entrega o resultado em 15 minutos e já foi aprovado pela Anvisa. O teste poderá ser encontrado nas farmácias já no próximo mês

A parceria entre empresas, brasileira e canadense, traz ao país um novo teste rápido para a Covid-19. O resultado sai em até 15 minutos e o teste tem 97% de eficiência. Autorizado  pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o teste poderá ser encontrado nas farmácias a partir do próximo mês.

A Prosystem Material Médico Hospitalar, empresa de Brasília, é a responsável por trazer a novidade para o país. O teste rápido, chamado de One Step Covid-19 IgG/IgM, da canadense Artron Laboratories, que tem expertise na pesquisa e desenvolvimento de outros testes rápidos, como para o Zika Vírus.

O novo teste traz mais eficiência no controle da pandemia do coronavírus e segurança na retomada das atividades econômicas. A expectativa é que o teste seja encontrado em hospitais e laboratórios e também, nas farmácias de todo o país. Com acesso facilitado, as empresas poderão testar os colaboradores com frequência, a cada 15 dias, por exemplo. A comercialização deve começar a partir de julho deste ano. O valor do teste será de R$ 95,00.  

“Nossa parceria com a Artron espera contribuir para o acesso rápido aos exames e garantir que pessoas infectadas possam obter tratamento ainda no início dos sintomas, com  mais chances de sucesso, além de evitar a transmissão’ – afirma Elton Garcia, diretor comercial da ProSystem.

O teste rápido

Teste rápido
Kit do teste rápido da Artron

A realização do teste é indicado para pessoas que apresentaram sintomas e segue o método dos exames de IgG/IgM. Sendo assim, o objetivo é detectar, no sistema imunológico, os anticorpos produzidos após o contato com o coronavírus.

O teste One Step IgG/IgM Covid-19 da Artron, segue o princípio da imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre o antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). O resultado sai em até 15 minutos, sendo o único que garante 97% de eficácia.

O kit que compõe o exame contém dispositivo para o teste, tubo de ensaio, buffer e um manual para utilização

Anvisa

No site da agência reguladora é possível consultar os pedidos de registros para testes relacionadas à Covid-19. De março até o presente mês, a Anvisa já avaliou mais de 120 pedidos. A maioria deles aguarda complementação de informações por parte dos requerentes e outros estão sendo analisados com prioridade.

O One Step IgG/IgM Covid-19 teve o pedido autorizado por ter seguido as conformidades da liberação do produto. Entre as exigências estão a Sensibilidade, a Eficiência e Boas Práticas de Fabricação.

Pesquisas brasileiras

A Aptah BioSciences, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii) desenvolveram um teste rápido para identificar o novo coronavírus. O teste se encontra nas últimas etapas da pesquisa. Assim que for concluído seguirá para o registro na Anvisa.

O teste desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros identifica o RNA Viral na saliva. A coleta do material é feita com um swab (cotonete) que a própria pessoa pode passar no nariz ou na garganta. A espera pelo resultado é de, no máximo, uma hora. A expectativa é que este teste também seja encontrado nas farmácias em todo o país.

As pesquisas científicas no país seguem evoluindo e o CT Vacinas, núcleo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também desenvolveu um teste para diagnosticar a covid-19, que diminui as chances de o resultado ser de falso negativo ou falso positivo.

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?