Deliciosos, refrescantes e nutritivos os iogurtes são grandes aliados de uma alimentação saudável e equilibrada
A primavera já está batendo na nossa porta e com ela vem o calor! E mesmo durante a pandemia, vem junto a vontade de cuidar do corpo com execícios físicos e por meio de uma alimentação saudável. Práticos e versáveis, os iogurtes fornecem nutrição e sabor para o nosso dia a dia.
Mas afinal, o que é iogurte?
O iogurte é um leite fermentado por bactérias. Tais bactérias se alimentam de lactose (açúcar do leite) e liberam ácido láctico. É este processo que dá o gosto azedinho e a consistência típica do produto.
Para que a fermentação ocorra, os iogurtes possuem pelo menos dois tipo de bactérias, lactobacillus bulgarius e o Streptococus thermophilus.
Probióticos
Os iogurtes também são conhecidas fontes de probióticos, que nós já contamos para você os benefícios que trazem para a saúde:
- Combate vírus, fungos, bactérias e protozoários que causam diversas doenças;
- Promove a digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose;
- Estimula a imunidade;
- Alivia a constipação;
- Aumenta a absorção de minerais e produção de vitaminas;
Mas é importante ressaltar, que nem todo iogurte fornece probióticos, se você deseja produtos com probióticos, leia os rótulo nas embalagens. É necessário a comprovação pela ANVISA da eficácia e segurança dos probióticos nos produtos. Consumir iogurtes industrializados é seguro e saudável.
Nas embalagens você encontra todas as informações que precisa para um escolha consciente. Agora conheça os tipos de tipos de iogurtes mais consumidos no Brasil.
Iogurte Natural
É o produto feito a partir da fermentação do leite por bactérias benéficas, sem adição de qualquer outro ingrediente. As substâncias presentes são as vindas do próprio leite, como vitaminas, proteínas e minerais.
Possui uma consistência firme, e sabor suave, podendo ser consumido puro, misturado com frutas e/ou cereais. Também é muito utilizado na culinária para o preparo de recheios e molhos para saladas. É vendido nas versões integral e desnatado, quando parte da gordura do leite é retirada.
Iogurte Saborizado
É o mais popular no Brasil. São aqueles de bandeja e garrafinhas encontrado nas gondolas refrigeradas dos mercados. Neste tipo de iogurte é adicionado frutas, vegetais ou seus derivados. Pode conter ainda aromatizantes.
É encontrado na versão líquida e cremosa, além de versões com açúcar, zero açúcar, integral ou desnatado.
Iogurte Grego
Este tipo de iogurte também caiu nas graças dos brasileiros. O processo de fabricação é parecido com o do iogurte natural. Porém ele é fabricado com muito mais leite e o soro de leite é removido durante a sua produção.
Sua consistência é bem mais cremosa, e seu sabor é mais leve e menos ácido. Ele é encontrado nos mercados saborizado com frutas, caldas de frutas, creme de leite e até gelatinas em versões adoçadas tanto com açúcar quanto com adoçantes.
Diferenças entre iogurtes light, zero, diet e desnatado
É comum que alguns consumidores ainda confundam, não somente nos iogurtes, mas também em outros tipos de alimentos a diferença de cada versão. Entenda a diferença e nunca mais fique na dúvida.
- Light: apresenta 25% de redução de qualquer componente. No caso de iogurtes, pode ser açúcar, gordura, sódio, proteína ou qualquer outro ingrediente. Leia a embalagem para descobrir o que foi reduzido da receita;
- Zero: esta denominação indica que o produto está completamente isento que algum componente, geralmente açúcar, lactose ou gordura. É na embalagem que você consegue a informação do item eliminado;
- Diet: indica que o produto é livre de açúcar e pode ser consumido por diabéticos. No lugar do açúcar é adicionado algum tipo de adoçante, a informação também é indicada no rótulo;
- Desnatado: denominação característica de produtos lácteos. Indica que o teor de gordura foi reduzido, deixando o alimento menos calórico. Todavia, pesquisas recentes apontam que a gordura do leite é benéfica para a saúde, na dúvida procure orientação profissional. Saiba mais aqui!
Agora que você conhece os tipos de iogurtes mais consumidos pelos brasileiros, já elegeu o seu preferido?