Tipos de acabamento de granitos e mármores

Tune Arquitetura explica quais são os acabamentos que a sua pedra natural pode ter e a sua aplicação

 Quando pensamos em pedras naturais, granito e mármore, o mais comum é vir a nossa cabeça uma pedra com uma acabamento mais liso e brilhante, que é o que chamamos de polido, mas vamos te mostrar que as pedras possuem vários outros tipos de acabamento e como cada pode agregar mais valor ao seu projeto!

# Mármore x Granito

Primeiro é importante saber a diferença entre essas duas pedras naturais. O granito é o material mais comum que vemos por ai, pelo simples fato de ter um ótimo custo benefício. Por ser mais fácil de encontrar, ele é mais barato e comparado ao mármore, é também mais resistente!

O porém dessa história é que sua aparência nem sempre agrada a todos, o que faz as pessoas recorrerem ao queridinho mármore. Seus veios fazem qualquer ambiente se destacar, trazendo elegância e sofisticação! Entretanto, usá-los em seus projetos vai onerar seu custo, pois por serem mais raros, são consequentemente mais caros também.

Tanto o mármore, quanto o granito, possuem várias tonalidades e cores diferentes, indo mesmo do seu agrado e da escolha do arquiteto.

 

# Diferentes acabamentos

O que muita gente não sabe, é que além de muitas variedades de mármores e de granitos, também existem diferentes tipos de acabamento, que vão bem além de polido e bruto.

Polido

É o mais usual e um dos mais conhecido, ele possui aquele aspecto liso e com brilho. É criado a partir de lustração, por isso é escorregadio quando entra em contato com água, não sendo indicado para áreas externas, como bordas de piscina. Esse tipo de acabamento é mais indicado para escadas internas de sua casa. Uma ótima dica para a escada ser ainda mais segura é fazer uma faixa apicoada! (já já te falamos mais dela!). Ou então para bancadas, tanto para cozinhas e banheiros, facilitando a limpeza, mas também para mesas, trazendo sofisticação ao seu ambiente, como nós da Tune fizemos da mesa do escritório da Aticon.

Mármore polido. Projeto Tune para Atricon. Foto: divulgação

 

Bruto

É a forma como a pedra vem da natureza, ou seja, é somente serrado nas dimensões e espessuras normais ou sob encomenda. O uso é muito comum em revestimentos para paredes, pois possui uma beleza magnífica, como usamos no projeto abaixo, trazendo aconchego que os matérias naturas trazem para dentro de casa!

Pedra bruta na parede. Projeto Tune. Foto: divulgação

Apicoado

É feito a partir de impactos, possui um aspecto poroso e uniforme das pedras. É sugerido somente para pedras com espessura igual ou superior a 2 cm e para áreas externas como por exemplo áreas de lazer, por motivo de ter propriedades antiderrapantes.

Levigado

É um acabamento semi-polido, o que acaba por manter a cor natural da rocha, dando um aspecto opaco e liso, apropriado para áreas internas e externas.

Projeto: Tune Arquitetura Foto: Jordana Carvalho

Resinado

É um acabamento que para manter o aspecto do bruto, mas sem toda a sua porosidade, aplica-se uma resina na pedra, que ajuda a cobrir os poros presentes na superfície. Este tipo de acabamento pode ser combinado com o tipo levigado ou polido.

 

Essas são os vários tipos de acabamento que uma mesma pedra pode ter, trazendo diferentes sensações para seu ambiente!

 

 

 

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?