fbpx

Colégios promovem evento sobre Ética do cuidado

Aberto a toda comunidade escolar do DF, incluindo as escolas públicas, o evento promovido pelos Colégios Maristas do DF vai oportunizar reflexões que potencialize a relação de empatia e cooperação entre a escola e a comunidade escolar

De um lado, a escola, que nesta pandemia precisou ressignificar o ensino, modernizar as metodologias de ensino e fortalecer os vínculos entre os estudantes e a instituição. Do outro, a família, tão importante para o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes. Dois atores fundamentais que precisam caminhar juntos para a consolidação do aprendizado dos estudantes. Quanto mais sinérgica for essa troca, mais efetiva ela será.

Mas como promover a conexão da escola e da família de uma forma efetiva? Para os Colégios Marista do Distrito Federal (DF), o ponto de partida para estreitar as relações entre as duas instituições está na ética do cuidado. Com o objetivo de fomentar essa parceria entre escola e família, cuidar uns dos outros e, principalmente, promover a formação integral dos estudantes, os quatro colégios do DF promovem um bate-papo com o tema “‘Ética do cuidado: Uma ponte entre a família e a escola”, no dia 28 de outubro, às 18h30.

Segundo a assessora de Educação do Marista, Michelle Jordão, entre as demandas necessárias e urgentes advindas do contexto emergencial que a pandemia trouxe para a educação nacional e, especificamente, para os Colégios Marista do DF, uma que passou a ter mais destaque foi a importância da relação família-escola. “Quando existe um alinhamento entre os dois principais contextos em que nossos estudantes estão inseridos, isso se torna um fator de proteção para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes”, disse.

Debate – Aberto a toda comunidade escolar do DF, incluindo as escolas públicas, o evento contará com uma palestra da socióloga e pós-graduada em Educação, Lourdes Atié, que debaterá sobre o tema com os diretores das Unidades Maristas na Asa Norte, Luiz Gustavo Mendes; na Asa Sul, Rony Ahlfeldt; em Águas Claras, Viviane Silva; e em Taguatinga, James Pinheiro.

“Assumimos juntos um compromisso ético de acreditar nas capacidades de nossos estudantes e tecer caminhos para respeitar seus direitos, ideias e desejos. Um compromisso que se renova a cada vez que temos oportunidade de fazer escolhas”, ressalta Michelle.

Foram convidados para o bate-papo, representantes do Centro de Ensino Fundamental 09 de Taguatinga; Centro de Ensino Fundamental 03 de Taguatinga; Centro Educacional 02 de Taguatinga – Centrão; Centro de Ensino Médio 9 – Ceilândia; Centro de Ensino Médio 3 – Ceilândia; Centro Educacional 15 – Ceilândia; Centro de Ensino Fundamental 01 – Estrutural e Centro de Ensino Fundamental 02 – Paranoá.

O evento é gratuito e os interessados precisam se inscrever no canal da União Marista do Brasil (UMBRASIL) no YouTube.

Serviço:

Data: Quinta-feira (28/10) às 18h30
Tema: Ética do cuidado: Uma ponte entre a família e a escola.
Público: Aberto a toda a comunidade escolar do DF
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=gOi6WOqs40U

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?