fbpx

“Champ”: livro está pronto e autor da bio do Champignon realiza crowdfunding para lançar a obra

"Champ"

O crowdfunding para viabilizar o lançamento da biografia “Champ” está no a partir de hoje (1) e pode ser acessado pelo link: http://www.kickante.com.br/l/livrodochamp

Apelidado de ‘Champignon’ por que o seu cabelo só crescia para cima, Luiz Duarte Jr. conheceu Chorão quando tinha apenas 12 anos. E não desgrudaram mais. Fundadores da banda Charlie Brown Jr., trilharam uma carreira de sucesso, com viagens, prêmios e diversos discos de ouro e platina. Agora, enfim, na biografia “Champ” os fãs conhecerão mais a fundo a história do exímio baixista que faleceu em setembro de 2013, apenas seis meses depois da morte prematura de Chorão.

 O livro está pronto desde o ano passado, mas na ocasião a campanha de crowdfunding não bateu a meta e o projeto foi adiado para 2022. No entanto, foi realizada uma pesquisa com os fãs que votaram numa das quatro opções de capa. A preta venceu e foi escolhida para a obra, que terá 416 páginas. Este será o 16º livro do escritor e jornalista Pedro de Luna, 47 anos, autor das biografias da banda Planet Hemp, do baixista Speedfreaks, do guitarrista Gilber T, do professor Chico Alencar, do quadrinista Marcatti e do festival Porão do Rock, entre outros.

A nova biografia do Pedro e Luna é 100% independente, sem patrocínio, edital ou lei de incentivo, mas conta com o apoio da família do músico. O pai, Sr. Leão, tocava violão e matriculou o pequeno Luiz no Conservatório de Música aos seis anos de idade, e a irmã Eliane acompanhou a ascensão do baixista e foi colega de cursinho de Chorão. Ainda assim, o foco de “Champ” é na carreira profissional de Champignon, sem entrar na seara íntima.

“Champ” aborda as primeiras bandas, a cena santista, e toda a jornada de Champignon no Charlie Brown Jr. até 2005, quando ele, o guitarrista Marcão e o baterista Pelado se desentenderam com Chorão e o empresário do grupo. Dali em diante o livro acompanha os rumos do baixista com outras bandas, entre elas a Nove Mil Anjos, com o baterista Junior Lima.

O irmão da Sandy foi um dos tantos entrevistados que ajudaram a entender o caminho do premiado instrumentista, assim como outros músicos, o produtor Tadeu Patolla, jornalistas, VJs da MTV, produtores, fotógrafos e, claro, os fãs do CBJr e os chamados ‘Champirados’. Champ retornou ao Charlie Brown Jr. em 2011, assim como o guitarrista Marcão, e ambos permaneceram até a morte de Chorão, em março de 2013. A partir dali os músicos remanescentes fundaram A Banca, que terminou com o suicídio de Champignon em setembro.

A biografia segue até os desdobramentos e as homenagens póstumas, e conta com uma detalhada cronologia de shows, prêmios, lançamentos de CDs, DVDs e videoclipes, e outros marcos importantes, além de uma pesquisa detalhada que consumiu dois anos de trabalho.

Tudo isso embasado em dezenas de entrevistas exclusivas e inéditas, vídeos, documentos, reportagens, panfletos, credenciais e fotografias de acervos pessoais. Por essas e outras, “Champ” é um verdadeiro documento que registra a história de Champignon e do CBJr, mas também de 30 anos do rock nacional. Um legado desse baixista dos sonhos que conquistava a todos com o seu talento e a sua alegria.

Para o autor, “Champ” coloca mais uma peça no pouco conhecido quebra-cabeças da cena roqueira brasileira dos anos 1990 e 2000: “Ainda temos poucas biografias desse período, então cada livro publicado sobre bandas, festivais e pessoas importantes para a época são importantes para que a história seja preservada”. O que inclui o próximo livro de Luna: “Tenho um acordo assinado com o Fred, baterista original dos Raimundos. Então se tudo der certo e o livro do Champignon bater a meta, a próxima campanha será a da biografia dele.”

O crowdfunding para o livro sobre Champignon estará no ar a partir desta quarta-feira (1/6) e a meta é arrecadar R$ 30 mil para bancar todos os custos. Quem adquirir um exemplar terá o nome nos agradecimentos e receberá o livro em casa com a dedicatória do autor. E mais uma parte da renda será revertida para o Centro de Valorização da Vida (CVV). A página para colaborar e viabilizar a biografia é www.kickante.com.br/l/livrodochamp

Quem é Pedro de Luna?

Pedro de Luna, 47, é escritor, repórter e quadrinista. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, com MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes, já escreveu e publicou mais de 15 livros. Em 2004 criou em Niterói (RJ) o movimento Arariboia Rock, que incluía um festival anual, realizado por 10 anos consecutivos, alçado à patrimônio imaterial pela Secretaria de Estado de Cultura do RJ. Recebeu uma medalha de escritor e uma moção de congratulações da Câmara de Vereadores de Niterói e, também, uma moção da Assembleia Legislativa do RJ (ALERJ) pela sua valorosa contribuição à cultura do Estado. Em 2015, Pedro de Luna fundou a Ilustre Editora, publicando livros que prezam pela coerência, originalidade e relevância.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: