
Os cachorros da raça Labrador Retriever vieram do Rio de Janeiro e atuarão na busca e resgate de vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) deram início a uma votação para o público escolher os nomes dos dois novos integrantes da tropa. A votação começa nesta quinta-feira (27), por meio das redes sociais da corporação, e os internautas terão até sexta-feira (28) para fazer a escolha.
Os animais vieram do Rio de Janeiro e foram doados pela empresa mineradora Vale, devido à participação dos cães do CBM-DF nas buscas em Brumadinho (MG), após o rompimento da barragem de rejeitos.
Após a escolha dos “nomes de guerra”, os cães passarão por treinamentos e a estimativa é que, em cerca de um ano e meio, eles poderão participar de ações de resgate e salvamento dos bombeiros.
Os cãezinhos passaram por triagem genética e uma série de testes que evidenciaram qualidades necessárias a um cão de busca e salvamento, como aptidão no meio aquático, não ter medo de altura e não se incomodar com barulho. A sociabilidade e o espírito de competitividade também foram considerados.
Os nomes
O CBM-DF lançará votação em sua conta oficial no Instagram. As opções de nome já foram definidas pelos militares, e o público deverá escolher entre as opções abaixo:
Fêmea (cor chocolate): Atena, Bruma ou Kiara
Macho (cor caramelo): Argos, Dinho ou Bolt
Os filhotes estão com dois meses de vida e após o batismo terá inicio o treinamento que será conduzido pela equipe cinotécnica do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).
* Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal