fbpx

Exposição apresenta o cotidiano dos bombeiros

As obras da artista plástica Luiza Aguirre serão expostas a partir de hoje na Casa Thomas Jefferson, na Asa Sul. A entrada é franca

Nem todo herói veste capa, alguns usam farda. Assim como a vida e os deveres dos heróis do cinema são retratados através de obras de arte, o cotidiano dos Bombeiros Militares do DF foi retratado pela artista plástica Luiza Aguirre. Hoje,11, começa uma exposição gratuita com 50 telas que expressam o tema com sensibilidade na Casa Thomas Jefferson (unidade Asa Sul).

As telas da mostra foram pintadas em aquarela pela artista. A motivação dessa coletânea ter sido criada foi uma visita das crianças do projeto do Bombeiro Mirim, da corporação, ao espaço onde ocorrerá a exposição. Inclusive, todo esse material fará parte do Museu do CBMDF, localizado na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul. 

O responsável por idealizar a iniciativa foi o coronel Moisés Barcelos, à época era chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Foi ele quem iniciou o combinado com Aguirre. “Perguntei se não havia interesse dela em pintar quadros com momentos impactantes e cotidianos dos bombeiros militares. Ela se mostrou interessada e fomos atrás do material necessário, que foi todo doado”, explica Barcelos.

A pintora e médica dermatologista já cativava um grande apreço e respeito pela instituição. Ao receber as fotos que serviriam de inspiração para as telas, logo aceitou encarar o desafio proposto pelo coronel. “Eu admirava os bombeiros, como todo cidadão, mas ao receber as fotos e conhecer mais o trabalho dos militares, me apaixonei”.

A produção deste compilado de quadros durou aproximadamente dois anos (entre 2019 e 2020). Além das fotos recebidas, a artista recorreu aos acontecimentos que calharam neste período e tinham elo com a instituição.  “Já tinha escolhido as fotos que serviriam de base para meu trabalho, mas no decorrer da produção, acabei pintando também fatos noticiados, como a atuação dos militares em Brumadinho”, finaliza Aguirre.

Serviço

Visitação: 11/12/2020 a 31/01/2021

Local: Casa Thomas Jefferson SEP-SUL 706/906 -Brasília-DF

Horários: 08h às 17h Segunda a Sexta e de 08h às 12h aos Sábados

Fechado a visitação de 20/12/2020 a 03/01/2021

*Com informação de Agência Brasília

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?