Banco do Brasil renegocia dívidas pelo WhatsApp

Banco do Brasil BB
Agência do Banco do Brasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Inédita no país, ferramenta de inteligência artificial funciona desde o início de agosto para renegociar dívidas.

No começo do mês de agosto, o Banco do Brasil disponibilizou um sistema de inteligência artificial, via WhatsApp Business, para atendimentos rápidos de renegociação de dívidas. Em menos de um mês de funcionamento a instituição diz que refinanciou mais de 800 acordos que somam mais R$ 7 milhões.

A ferramenta digital foi pensada para negociar débitos durante a pandemia de Covid-19, sem a necessidade de o cliente ir a uma agência, permite a renegociação de dívidas de pessoas físicas, e empresas no valor de até R$ 1 milhão. O banco espera encerrar o ano de 2020 com R$ 100 milhões em débitos renegociados pela plataforma.

Como o atendimento funciona

Para realizar o atendimento pelo aplicativo, o correntista deve se conectar ao WhatsApp do BB pelo número (61) 4004-0001 e enviar o texto #renegocie, escrito com hashtag.

O assistente virtual identifica as ofertas de renegociação disponíveis e oferece as opções ao cliente. O boleto é enviado pelo próprio WhatsApp que pode ser pago nas agência, ou pelo internet banking.

A ferramenta permite ainda cancelar o acordo realizado, emitir segunda via de boleto de renegociação e liquidar acordos de forma antecipada. Em qualquer momento, o cliente pode pedir para conversar com um atendente humano, mas o processo pode ser concluído apenas com o uso da inteligência artificial.

Inteligência artificial

Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza o “Watson”, assistente de inteligência artificial desenvolvido pela empresa IBM, para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes. O banco começou a usar o WhatsApp ainda em 2017, apenas para consultas. Mas em 2018, o uso da inteligência artificial foi ampliado para a realização de transações financeiras.

 

 

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?