Áries traz essa energia de ação, movimento e início estimulando um (re) começo. Realmente a entrada do sol em Áries traz uma renovação de energia e a prontidão para dar um ótimo pontapé inicial. Lembrando que uma das principais características arianas é a coragem. Chega de esperar ou paralisar devido ao medo. Hora de enfrentar seus demônios e seguir em frente!
Esse ano será muito especial porque temos movimentos muito importantes que trarão mudanças significativas nos próximos anos. Saturno, o senhor do Tempo, após sua passagem por Aquário (por volta de 2 anos e meio) entrou em Peixes dia 7 de Março e fica por aí até por volta dos próximos 2 anos e meio.
Essa passagem de Saturno em Peixes trará mais compreensão sobre a nossa espiritualidade. Voltar o olhar para dentro deve ficar muito em evidência. Retiros, meditações, rituais que busquem maior conexão com a alma e a paz interior tendem a se destacar bastante. Momento de compreender a importância de pausar, desacelerar e agradecer.
Cuidados com a saúde mental deve ser pauta constante como oportunidade de alerta, prevenção de doenças e stress e mudança de estilo de vida.
Maior conexão com a espiritualidade e com a doação também será importante. Devemos ganhar consciência sobre o real significado de doação e quanto isso é importante para cada um de nós. Lembrando que doação não significa apenas doar algo material. Podemos doar nosso tempo, nossa energia, algum conteúdo etc.
A relação com a empatia também deve ficar mais forte. Podemos nos perguntar se é preciso fazer mais o exercício de compreender uma dor diferente da nossa. De respeitar um posicionamento contrário ao nosso.
Saturno em Peixes também traz a chance de olhar para a criação de mitos, salvadores e gurus. Aqui, Saturno pode fazer o papel de “desmascarar” essas figuras mostrando que não se brinca com a fé nem com a busca angustiante por uma cura. Momento incrível para se questionar se participa de alguma atividade que busca causar uma “cegueira” ou fanatismo.
Esse período também deve trazer mais a questão da importância do combate às fake news criando mecanismos para impedir que elas se espalhem como infelizmente vem acontecendo.
Hora de amadurecer e bancar suas emoções. Uma maturidade emocional pode trazer muito crescimento e capacidade de fazer escolhas com mais sabedoria.
Saturno em Peixes pode deixar mais evidente o medo de amar. De se envolver. De se entregar mas também traz a chance de escolher se quer vibrar nesse medo ou se permitir vibrar no amor que existe dentro de você.
Outro movimento muito importante desse ano é a entrada de Plutão em Aquário. Após ele ficar por volta de 14 anos e pouco em Capricórnio, ele entra em Aquário dia 23 de Março e fica aí até 11 de Junho quando chega a retornar para Capricórnio no seu movimento retrógrado. A partir de 20 de Janeiro de 2024 ele entra de vez em Aquário permanecendo aí até 2043!! Plutão é um planeta geracional lento que fala sobre mudanças, transformação, ciclos, morte, renascimento, poder interno. Em Aquário vai trazer ainda mais forte a relação com o mundo digital, com a tecnologia e as redes sociais. Metaverso, realidade virtual, robôs, inteligência artificial, chat GPT são alguns exemplos que devem avançar ainda mais. Além disso, avanço na área da saúde, vacinas, descobertas e inovações também deve acontecer.
Plutão em Aquário vai mostrar a força do povo unido. Manifestações e reivindicações por melhores condições de vida, justiça, igualdade devem acontecer.
Grande momento de uma mudança de consciência e de uma revolução. Deve haver maior cooperação coletiva. Mais necessidade de fazer algo pela humanidade e pelo planeta. Época onde o pensamento e a razão devem ser ainda mais valorizados.
Necessidade de sair de padrões que não funcionam mais e se conectar com os tempos atuais sem medo. Não dá mais para dar marcha ré. Chegamos até aqui. E agora, o que fazemos com tudo isso? Como usar todas as descobertas e essa tecnologia avançada com consciência e ética?
Plutão em Aquário também pode escancarar extremismos e radicalismos. Nem todo mundo está a favor de avanços e inovações. Será muito importante usar justamente nossa capacidade racional para manter o equilíbrio e evitar vibrar nesse lugar intransigente.
Período de maior consciência coletiva. De um novo olhar para o mundo. Qual legado queremos deixar e como? Chegou a hora de uma grande revolução! A luta pela liberdade vem com muito mais força. Preconceito, discriminação, corrupção, guerra, fome, crime ambiental, desigualdade de gênero… Não dá pra continuar assim!
Será preciso agir ou reagir. É preciso ter a consciência de que de mãos dadas é possível alterar essa realidade. Não vai ser de uma hora para outra. Será necessário paciência e persistência. Um trabalho constante e de olhos bem abertos. Talvez seja mesmo preciso lutar e protestar. Mas se a força coletiva existir, é possível vencer!
Em 16 de Maio desse ano temos outro movimento importante: Júpiter, o planeta da expansão vai entrar em Touro e ficar aí até Maio de 2024. Antes de entrar em Touro, vamos falar o que Júpiter em Áries está beneficiando até dia 16 de Maio. Ele estimula nosso lado empreendedor e confiante. Hora de seguir em frente, fazer a energia circular e ir na direção do que deseja realizar.
Tirar finalmente um projeto do papel e usar sua capacidade de liderar e conquistar sua autonomia estão em evidência. O desafio é evitar agir de forma impulsiva, acelerada e/ou quando perder o interesse simplesmente desistir. Se for realmente importante para você, se comprometa e vá até o fim. Lembre sempre o que você vai ganhar quando alcançar seu objetivo!
O eixo Touro-Escorpião vem passando por intensas transformações devido aos eclipses (de 2021 até esse ano) e a passagem de Urano em Touro (2018 a 2025). Júpiter pode trazer bons frutos e uma nova fase especialmente para o signo de Touro.
A relação com nossos prazeres e com o que nos nutre verdadeiramente se destaca. Hora de compreender a relação com a matéria, com o mundo físico e com as finanças. Ótimo período para vibrar na prosperidade, se organizar financeiramente, aprender sobre investimentos e valorizar o conforto que uma estabilidade ou organização financeiras pode proporcionar.
Fase para ter atenção a excessos de prazeres de forma em geral. Sabe aquela “preguicinha” que faz a gente esquecer de ir para a academia? Ou aquela vontade de um docinho que fica mais frequente? Isso pode trazer hábitos improdutivos que terão consequências lá na frente.
Focar no consumo consciente também se destaca. Além disso, perceba como anda sua necessidade de estabilidade, conforto e segurança.
Esses são alguns movimentos importantes. Quanto maior a nossa consciência, maior a chance de saber aproveitar e lidar com eles com sabedoria!
Que 2023 seja um ano de muita luz, aprendizado e mudanças produtivas!
Paula Arruda é astróloga.
Contexto Livre é uma coluna rotativa, de assuntos diversos escrita por pessoas bacanas que tenham algo legal e inspirador pra compartilhar.