DF entra em estado de atenção com baixa umidade

umidade
O período de seca no DF está só começando. Foto Gabriel Jabur/Agência Brasília

Índices de umidade relativa do ar estão abaixo de 30%

A umidade relativa do ar está há mais de uma semana abaixo de 30% no Distrito Federal. Por conta disso, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), declarou estado de atenção em todo o DF.

O aviso foi enviado via SMS aos brasilienses. Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP, via SMS, para o número 40199.

O orientação à população é tomar medidas que minimizem os impactos na saúde. As principais recomendações são a de evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h. Aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente, e o uso excessivo de aparelhos de ar-condicionado que também ressecam o ar. Crianças e idosos devem ter atenção especial, pois são os mais afetados neste período.

Além do estado de atenção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade do ar em mais dois tipos: o estado de alerta acontece quando a umidade fica entre 20% a 12%,  e o estado de emergência, quando a umidade relativa do ar ficar abaixo de 12%.

A Defesa Civil também orienta, a toda a população do DF, a adotarem outras medidas:

– Aumentar a ingestão diária de líquidos, independentemente de apresentar sede ou não.

– Colocar toalhas molhadas e bacias com água nos quartos durante todo o dia.

– Usar roupas leves e, se possível, de algodão;

– Fazer refeições leves, evitar frituras e comidas com muito sal, incluir frutas e verduras frescas sempre que possível;

– Usar cremes hidratantes em abundância para evitar o ressecamento da pele;

– Usar chapéus e o uso de sombrinha/guarda-chuva no período mais quente.

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?