Almanaque do Fogo: publicação para prevenção das queimadas florestais

Capa do Almanaque

Leve, divertido e informativo, assim é o Almanaque do Fogo, uma publicação educativa para toda a família

O período de seca deverá começar em breve no Distrito Federal (DF). Neste momento sempre acende o alerta para o aumento dos incêndios florestais na região. Na tentativa de evitar as queimadas e educar a população sobre este assunto, o Instituto Brasília Ambiental lança, em formato digital, o Almanaque do Fogo

O chefe da Unidade de educação Ambiental do Instituto, Marcus Paredes, destaca que  “O Almanaque do Fogo é uma ação de prevenção aos incêndios florestais. Tratamos o tema de forma mais lúdica, onde passamos informações para a família inteira, em especial as pessoas que moram próximas a unidades de conservação e alunos de escolas, que são nosso principal público nas ações de educação ambiental”.

Na apresentação da publicação, o Sarney Filho,  secretário de Meio Ambiente do DF, traz a seguinte reflexão: 

O fogo descontrolado vira incêndio e destrói o que estiver em seu caminho. Além de ameaçar a saúde e até mesmo a vida, que é o bem mais precioso que temos, as queimadas podem causar muitos outros problemas, como perda de biodiversidade e redução da disponibilidade de água.

O conteúdo do almanaque foi produzido para chamar a atenção de crianças e adultos. Sendo assim, é recomendado para toda a família. A publicação traz diversas informações, como a entrevista sobre como a entrevista sobre as tecnologias de combate a incêndios. O leitor ainda vai poder ver receitas com frutos do cerrado e a garotada pode ser divertir fazendo dobraduras de papel com os moldes dos animais ameaçados de extinção.

Para o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio José Trinchão, a educação ambiental é fundamental para a prevenção do mau uso do fogo e diminuição de incêndios florestais no DF. “Por meio da educação podemos promover a reflexão, o debate e a mudança de valores e atitudes, reconhecendo que o ser humano, especialmente quando criança, tem criatividade e amorosidade capazes de reverterem esse quadro”.

A publicação, que no próximo mês deve ganhar uma versão impressa, foi possível graças ao apoio dos parceiros do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), que atuam na proteção do Cerrado contra os incêndios florestais.

Veja a versão digital do Almanaque do Fogo no site do Brasília Ambiental http://www.ibram.df.gov.br/leia-a-versao-digital-do-almanaque-do-fogo/

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?