Libertadores: Corinthians, Athletico-PR e Galo vão às quartas

Os três clubes brasileiros garantiram a classificação na noite de ontem (5) em partidas emocionantes

Cássio, Corinthians, esporte, futebol, libertadores
Cássio pega dois pênaltis e garante a classificação do Corinthians contra o Boca em plena Bombonera – Foto: Reprodução/Twitter

A fase de mata-mata da Copa Libertadores da América sempre prepara grandes jogos e surpresas. Na noite desta terça-feira (5) não foi diferente. Corinthians, Athletico-PR e Atlético-MG disputaram a sobrevivência no torneio no jogo de volta. Os brasileiros tem um fator em comum: todos se classificaram para a próxima fase com muita emoção.

Libertad x Athletico-PR

O Furacão foi até o estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai para enfrentar o Libertad. Na partida de ida, na Arena da Baixada, os paranaenses venceram por 2 a 1. Ou seja, estavam com a vantagem mínima no placar e precisavam de um empate para se classificar para as quartas de final do torneio.

O jogo teve poucas chances claras de gol. Aos 48 minutos do primeiro tempo, o atacante Roque Santa Cruz abriu o placar para o time da casa após receber na entrada da área, se livrar da marcação e avançar até bater na saída do goleiro Bento.

Quando tudo parecia caminhar para a disputa nos pênaltis, Khellven cobrou falta para Rômulo, aos 44 da segunda etapa. O camisa 35 cabeceou, o goleiro Martín Silva defendeu, mas cedeu o rebote para o atacante cravar a bola na rede e a classificação do Furacão. Agora, o time rubro-negro espera Fortaleza ou Estudiantes.

Atlético-MG x Emelec

O Galo se classificou jogando no estádio Mineirão contra o Emelec. O jogo de ida no Equador ficou no 1 a 1, sendo que Hulk perdeu um pênalti no final do segundo tempo. Com o apoio de mais de 56 mil torcedores, os comandados de Antonio Mohamed foram em busca da classificação, mas encontraram muita dificuldade para penetrar na defesa dos equatorianos na primeira etapa.

Na etapa final o roteiro se repetiu: Emelec na retranca, diminuindo os espaços, e o Atlético-MG com problemas na criação de jogadas ofensivas. Aos 32, o juiz marcou pênalti quando Vargas cruzou e a bola acabou desviando no braço de Guevara dentro da área. No minuto seguinte Hulk cobrou, mas dessa vez converteu e garantiu a classificação dos mineiros, que esperam o vencedor do confronto entre Palmeiras e Cerro Porteño.

Boca Juniors x Corinthians

O Timão suou sangue, mas garantiu a classificação para as quartas de final da Libertadores contra o Boca Juniors em plena Bombonera, em Buenos Aires. O jogo foi basicamente um ataque contra defesa, com o time da casa pressionando, mas sendo pouco efetivo nas finalizações na maior parte do jogo. A equipe paulista, por sua vez, estava muito desfalcada por conta de um número de jogadores muito grande no departamento médico.

O lance que poderia ter decidido a partida nos 90 minutos foi o pênalti desperdiçado por Benedetto. Aos 27 do primeiro tempo, o juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), marcou pênalti para o Boca porque o zagueiro Raul Gustavo acabou acertando Fernández com uma cotovelada em disputa pelo alto. O camisa 9 acabou acertando a trave, desperdiçando a chance de abrir o marcador.

Como o empate permaneceu até o final dos 90 minutos, a vaga teve que ser decidida nas penalidades máximas. Nos pênaltis, Rojo, Izquierdoz, Fernández, Romero e Varela marcaram pelo Boca, enquanto Benedetto chutou para fora e Cássio defendeu os chutes de Villa e Ramírez. Já o Corinthians foi mais eficiente, com Raul Gustavo e Bruno Melo perdendo e Fábio Santos, Cantillo, Róger Guedes, Roni, Lucas Piton e Gil convertendo suas oportunidades.

Agora, o Corinthians aguarda o vencedor do duelo entre Flamengo e Tolima para conhecer o adversário que irá enfrentar nas quartas de final da Libertadores.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?