Estudantes brasileiros vencem competição internacional

estudantes
Foto: Divulgação

Estudantes de São Paulo venceram a Maratona da Criatividade e escolas de Santa Catarina, Brasília, Santos, Curitiba e São Paulo também levaram menção honrosa

A Maratona da Criatividade promovida pela Full Sail University, instituição americana voltada para a profissionalização para a indústria do entretenimento, foi dominada por estudantes brasileiros. O concurso desafiava os participantes a produzir um vídeo de até três minutos com propostas criativas para solucionar problemas relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela ONU.

A participação dos brasileiros na competição se deu após o reconhecimento da produção audiovisual no país. O Brasil marcou presença mais uma vez no Oscar, neste ano, o curta “Onde Eu Moro” esteve entre os indicados.  De acordo com o último relatório da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o cinema movimentou cerca de R$25 bilhões no país.

No período pré-pandemia, eram produzidos cerca de 500 curtas-metragens por ano no Brasil, o que compreende cerca de 30% do total de produtos audiovisuais (incluindo média e longas-metragens).

A competição teve a participação de estudantes americanos, indianos, colombianos e mexicanos, além dos brasileiros. Os jurados foram encantados com a produção vencedora criada por um grupo de alunos do Ensino Médio do Pueri Domus na Aclimação, escola de São Paulo.   

Eric, Eduardo, Jiahai e Thaís são os estudantes vencedores, e eles abordaram a questão da água potável e saneamento. Os alunos explicaram os problemas sobre a poluição física do Rio Tietê, mostrando que soluções simples, como uma “rede”, podem contribuir para a sustentabilidade do rio. Nesse processo, os estudantes foram mentorados pela coordenadora do Ensino Médio, Cinthia Yamashita.

Foram quase dois meses de trabalho para que os alunos apresentassem o produto final aos jurados. Durante esse período, a Full Sail University promoveu sessões de mentoria online com profissionais especializados em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Tudo para ajudar os grupos na concepção de seus vídeos.

“Além de instigar a inovação, a Maratona da Criatividade teve como objetivo desenvolver o empreendedorismo, o trabalho em equipe, a liderança e a comunicação dos alunos, habilidades fundamentais para todo bom profissional nos dias de hoje”, afirmou Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.

Além dos vencedores, outras escolas brasileiras participaram e receberam menções honrosas. Confira os escolhidos: Leonardo Da Vinci (Brasília), Colégio Objetivo Baixada (Santos), Escola Dinâmica Bilingual School (Florianópolis), Colégio Sesi Internacional Curitiba (Curitiba) e Colégio Vértice (São Paulo).

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?