
Evento destaca protagonismo feminino, políticas públicas e serviços gratuitos voltados à equidade de gênero
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, de 27 a 29 de maio de 2025, a 6ª Semana Legislativa pela Mulher (6ª SLPM). Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo fortalecer os direitos das mulheres, incentivar a participação política feminina e promover debates sobre autonomia, equidade de gênero e valorização social e profissional das mulheres do Distrito Federal.
A solenidade de abertura está marcada para o dia 27 de maio, às 9h30, no auditório da CLDF, durante a Sessão Plenária Especial, que marca o “Dia D da Luta por Equidade e Direitos das Mulheres”. Na ocasião, serão discutidos e votados projetos de lei voltados para a garantia de direitos femininos.
“Assumimos o compromisso de entregar avanços legislativos concretos para as mulheres. O dia 27 será um esforço concentrado para aprovar projetos que impactam diretamente a vida das brasilienses”, afirmou o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB).
Participação ativa e protagonismo feminino
A procuradora Especial da Mulher da CLDF, deputada Paula Belmonte (Cidadania), convida a população — especialmente as mulheres — a participar das atividades. Segundo a parlamentar, o evento é essencial para ampliar o diálogo sobre políticas públicas e fortalecer a atuação das mulheres na política.
“O 27 de maio será o nosso ‘Dia D’. Um dia de propostas, decisões e avanços reais para as mulheres do DF”, destacou.
Programação: palestras, conferências e histórias inspiradoras
A semana contará com palestras de autoridades e especialistas, incluindo:
- Edilene Lôbo, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
- Michelle Gomes Heringer Caldeira, da Controladoria-Geral do DF (CGDF);
- Tatiane Freitas, diretora da Dom Casero.
Haverá ainda uma conferência de ideias com as deputadas Dayse Amarilio (PSB), Doutora Jane (MDB), Jaqueline Silva (MDB) e Paula Belmonte, ao lado da professora Giovanna Perlin, discutindo estratégias legislativas para ampliar os direitos das mulheres.
Entre os destaques da programação está a mesa redonda “Mulheres que Inspiram”, com relatos de vida de Ilda Peliz, Lydia Garcia, Maria de Lourdes Abadia, Marlla Angélica Costa e Katia Ferreira — mulheres que transformaram seus contextos e se tornaram referência no DF.
Ações sociais e homenagens
Dentre as iniciativas O projeto “Câmara Vai à Comunidade”, da Escola do Legislativo (Elegis), com ações no bairro Porto Rico (Gama/Santa Maria), para escutar demandas femininas e propor soluções legislativas;
A homenagem a 72 mulheres de diferentes regiões administrativas do DF com moções de reconhecimento por suas contribuições sociais e culturais.
Serviço – 6ª Semana Legislativa pela Mulher (6ª SLPM)
Data: 27 a 29 de maio de 2025
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal
Entrada: Gratuita e aberta ao público
Inscrições: Disponíveis no portal da CLDF neste link!