
Em maio de 2025, o Sicoob e o Sebrae firmaram um acordo estratégico para impulsionar o acesso ao crédito por micro e pequenas empresas em todo o Brasil. Com um aporte de R$ 400 milhões no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), a iniciativa vai ampliar em R$ 4,8 bilhões a carteira de crédito do Sicoob voltada a MEIs, microempresas e pequenos negócios.
O Fampe funciona como uma garantia adicional para empresários que não têm aval suficiente para obter financiamento diretamente com bancos. Com o reforço do Sebrae, o Sicoob pretende dobrar o volume de concessões em 2025, com foco na expansão nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente, a instituição cooperativa já responde por 10% do mercado de crédito para microempresas e é a principal repassador de operações com garantia do Fampe.
Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob, destacou a importância da parceria: “Esse acordo consolida nossa relação com o Sebrae e representa o maior limite de crédito já concedido pelo fundo a uma instituição financeira. É um reconhecimento que nos motiva a fortalecer ainda mais o apoio aos pequenos negócios”.
Os recursos estarão disponíveis para financiar investimentos, capital de giro, reformas e outros projetos que impulsionem o crescimento dessas empresas. A medida reforça o papel do Sicoob no fomento ao empreendedorismo e na democratização do crédito no país.