Semana de Moda promove palestras gratuitas até o dia 17 de junho

A Semana de Design de Moda começou nesta quinta-feira (10). Promovido pelo Centro Universitário IESB, o evento terá quatro dias, 10, 11, 17 e 18 de junho e trará com palestras gratuitas, abertas ao público e com trasmissão pelo YouTube da instituição, que começam a partir das 10h.

Para a abertura do evento, o professor Breno Abreu, do curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás, ministrará a live sobre o design de superfície, método bastante utilizado na produção de estampas e padrões inovadores. “Na moda, este tipo de design envolve trabalho de padronagem, recortes a laser, bordados e outras maneiras de agregar novas texturas ao tecido ou objetivo”, explica Breno, que vai orientar os primeiros passos para quem deseja iniciar a prática.

A live desta quinta-feira já foi ao ar, mas ainda está disponível para quem quiser assistir: https://www.youtube.com/watch?v=gTc4f8gVM64

Já na sexta-feira (11/6), o designer e jornalista de moda Fernando Demarchi (foto à esquerda) vai falar sobre a imagem corporal e suas relações com a moda e o espaço. “Por meio do autoconhecimento, a pessoa pode criar o seu estilo único e aprender a se sentir lindamente, respeitando suas proporções corporais e melhorando a autoestima”, afirma o designer.

No dia 17/6 (quinta-feira), é a vez de Paula Martin, coordenadora do Slow Fashion Moviment Brasil. Relacionando sustentabilidade com a moda, a live abordará o slow fashion, o fast fashion, o consumismo e o consumo consciente. “Escolhi esses tópicos justamente para trazer a ideia de como o consumidor fica nessas situações diante do cenário atual. A indústria têxtil está entre as três mais poluentes do mundo. Ela é responsável por 8% das emissões globais de gases do efeito estufa, além de ser a segunda maior poluente de água potável no planeta. E o consumo de itens de vestuário só tende a aumentar. Portanto, precisamos repensar, urgente, esse modelo linear de produção e descarte porque o planeta tem limite e não podemos mais vê-lo como um grande depósito de recursos naturais”, alerta Paula.

Para encerrar a programação, 18/6 (sexta-feira), a jornalista Rachel Sabino comanda a live “Moda no Brasil – encontrando o meu lugar”, apresentando conceitos sobre o assunto, o seu relato profissional e a influência da pandemia do cenário fashion. “O impacto atual depende do ângulo a ser observado. Marcas do segmento esportivo e roupas casuais, com certeza, aumentaram as suas vendas, diferentemente das marcas de roupas para festas, por exemplo. É um tempo ainda difícil, mas vamos superar. Estamos em constante adaptação e reinvenção”, destaca Raquel.

Programação completa da Semana de Design de Moda

Dia 10/06, às 10h: Introdução ao Design de Superfície.

Dia 11/06, às 10h: O impacto da imagem pessoal na vida e nos negócios.

Dia 17/06, às 10h: Hábitos de consumo e cultura slow.

Dia 18/06, às 10h: Moda no Brasil – encontrando o meu lugar.

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?