Zoo vira ponto de vacinação

zoo
Foto: Tony Winston / Agência Saúde

Mais de 1500 foram aplicadas neste domingo (4) e gestora de saúde do DF sugere que o Zoo se torne um ponto de vacinação no DF

Neste domingo (4), os visitantes do Zoológico de Brasília se depararam com uma nova atração: a campanha de multivacinação. A entrada foi gratuita para quem fosse se vacinar e apresentasse o cartão de vacinação.

Como resultado, foram aplicadas 1.522 doses, e as mais procuradas foram covid-19 e influenza. Contudo, os visitantes puderam se vacinar contra a pólio, meningite, febre amarela e hepatite B. 

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, acompanhou a campanha de multivacinação no Zoo e lançou a sugestão ao diretor-presidente da instituição, José Carlos Lopes de Oliveira, que o local se torne um ponto fixo de vacinação.

“Estamos vacinando essas crianças que estão aqui, mas no primeiro domingo de janeiro haverá crianças completando um mês que tomaram suas vacinas de rotina e em condições de receber o reforço. Portanto, há sempre crianças nascendo, sendo vacinadas, e eu queria pedir em nome do governo e da Secretaria de Saúde, que um domingo de cada mês seja destinado a vacinação no Zoológico”, solicitou a gestora.

A ideia de levar a campanha de vacinação até o Zoo surgiu devido a queda na cobertura vacinal. “Vimos que nossa cobertura vacinal precisava aumentar e nessa busca pelo aumento encontramos nos órgãos públicos grandes parceiros, a exemplo do Zoológico. Num dia de lazer, em que famílias procuram diversão, nós podemos oferecer saúde”, explicou Lucilene.

O superintendente de Educação e Uso Público do Zoo, Alberto Gomes de Brito, comentou que desde o Dia das Crianças já se tentava levar a campanha de vacinação para o espaço, mas que felizmente foi possível agora. “O Zoológico precisa ter uma participação importante, por sermos agentes públicos”, disse.

*Com informações da Agência Brasília

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?