XVI Semana da Europa: pela primeira vez online e desde sempre rompendo fronteiras

Devido ao coronavírus, esta edição do tradicional evento acontecerá pelas plataformas digitais entre os dias 23 de setembro a 02 de outubro

Em função do momento pandêmico que todo o planeta tem passado, pela primeira vez, a Semana da Europa será realizada integralmente online. Nesta 16ª edição, o evento tem como objetivo principal reforçar as trocas culturais entre Brasil e países da União Europeia. Os interessados terão de cumprir apenas um requisito: ter acesso à internet. Ou seja, independente de que lugar do Brasil e do mundo estiver haverá possibilidade de participar da XVI edição da Semana da Europa (SEU) via YouTube e no Zoom. As atividades do evento acontecerão do dia 23 de setembro a 02 de outubro. Confira a programação detalhada a seguir e os devidos links.

Eventos:

 

Café com Europa, dias 23 e 24 de setembro, das 14h às 17h

A programação terá como abertura o Café com Europa: Brasília 60 que, ainda no contexto da celebração do celebração da capital do país, irá colocar em debate a colaboração europeia para a arquitetura do quadradinho e o que aconteceu com a cidade planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer após seis décadas de vida. No evento, que será transmitido por meio do canal da Semana da Europa no YouTube, acontecerá o lançamento de uma publicação homônima colaborativa entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Delegação da União Europeia no Brasil. 

Os debates online do Café com Europa contarão com a participação de autores dos artigos presentes no livro, como o holandês Paul Meurs, o português Rui Mendes, o belga Laurent Troost, além de profissionais de destaque no cenário brasiliense. Representando uma nova geração da arquitetura da capital federal estarão os arquitetos do escritório BLOCO, composto por Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, que se juntaram à arquiteta Anna Luísa Albano para escrever sobre arquitetura contemporânea em Brasília. A  mediadora da mesa-redonda será a jornalista e escritora Conceição Freitas, conhecida pelas crônicas que escreve sobre Brasília.

 

Speak Dating, dia 26 de setembro, das 15h às 18h

Em 26 de setembro é comemorado o Dia Europeu das Línguas. Em alusão a data será feito o Speak Dating, uma versão digital dos encontros em que as pessoas têm a oportunidade de conversar e conhecer novos universos idiomáticos. Sendo assim, os interessados em idiomas dos países da União Europeia poderão praticar conversação com nativos em salas online. Segue a lista de alguns idiomas que vão estar sendo exercitados: Francês, alemão, espanhol, polonês, finlandês, húngaro, italiano, neerlandês e croata.

Vale ressaltar que a ideia da programação é se divertir e aumentar o repertório cultural. Consequentemente, os participantes não devem se preocupar com o nível de conhecimento que têm dos idiomas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Zoom.

 

Tours virtuais

Se você tem o sonho de conhecer o Velho Continente ou está nostálgico devido ao tema do evento, há uma lista cheia de atrações para uma exploração online como parte da programação da XVI edição da Semana da Europa. Os tours virtuais ficam no site ao longo dos meses de setembro e outubro e são uma forma de aproximar os países da União Europeia e o Brasil. 

Existe a possibilidade de visitar lugares encantadores que aparecem em contos e no cinema, como a Catedral de Notre Dame, em Paris, ou ao Parque Arqueológico do Coliseu, em Roma. Outras propostas têm como intuito despertar outros sentidos, como o tour Não sei o que o amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa, uma série documental sobre a vida e obra do autor com 15 episódios que transportam o ouvinte para a capital portuguesa, com textos narrados por estudiosos de Fernando Pessoa.

 

I Telejornadas sobre ensino de Línguas estrangeiras, 25/09 e 2/10

Professores de línguas europeias e estudantes universitários dos cursos de Línguas Estrangeiras também poderão contar com um evento pensado para eles. Organizado pelo Eunic Cluster de Salvador, a primeira edição das Telejornadas sobre Ensino de Línguas Estrangeiras abordará o tema oportunidades do ensino remoto e serão realizadas nos dias 25 de setembro e 02 de outubro, com carga horária total de 18 horas.

A ideia é permitir a troca de experiências sobre as dinâmicas em salas de aula virtuais, dando visibilidade a práticas e métodos que fizeram diferença no ensino e na aprendizagem. A iniciativa é dos institutos culturais oficiais presentes na capital baiana: a Aliança Francesa, o Goethe Institut e o Instituto Cervantes, e está aberta para o público de todo o país. Este é o único evento da programação que não é gratuito. O valor da inscrição é R$50,00. Se interessou? Preencha o Formulário de Inscrição, faça o pagamento e envie o comprovante a censalb@cervantes.es.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?