fbpx

Webinar discute a presença de mulheres negras na política

webinar

O webinar Jornada das Pretas será neste sábado, a partir das 10h

A participação feminina ainda é um grande desafio na política nacional. Ao longo dos anos, legislações foram criadas para possibilitar mais mulheres nos partidos e nos cargos representativos. Mas elas ainda precisam trilhar um longa jornada. E quando se fala da presença de mulheres negras e LGBTQIA+ a problemática ganha outros rumos.

Felizmente, na última eleição municipal realizada no ano passado, houve um aumento significativo nas candidaturas de negras e LGBTQIA+ e elas receberam um grande número de votos, tanto que 13 mulheres negras e três transexuais conseguiram entrar no ranking das dez candidaturas mais votadas nas grandes capitais do Brasil.

O resultado é um indicativo positivo, mas ainda há muito a ser feito. Das 88 mil candidaturas negras que concorreram em 2020, apenas 4 mil, cerca de 4,54%, foram eleitas.

De olho em ampliar a presença delas nos cargos eletivos em 2022 e para debater os desafios da representação política, promover uma troca de saberes e experiências a Oxfam Brasil, o Instituto Alziras e o Instituto Marielle Franco promovem no próximo dia 22 de maio, sábado, 10h, o webinar Jornada das Pretas 2021 – A política que queremos, com ativistas mulheres negras trans e cis de todo o Brasil que participaram das eleições de 2020.

O evento será transmitido pelo canal da Oxfam Brasil no Youtube (http://bit.ly/JornadaDasPretas2021) e nas páginas do Instituto Alziras e do Instituto Marielle Franco no Facebook. O evento terá duas horas de duração.

O webinar deste sábado é o resultado de três encontros exclusivos que contou com a participação de 40 mulheres negras ativistas, com idades entre 18 e 29 anos, que concorrem às eleições no ano passado e não foram eleitas.

Webinar Jornada das Pretas 2021 – A política que queremos

Quando: 22 de maio (sábado), das 10h00 às 12h
Duração2h
Ondehttp://bit.ly/JornadaDasPretas2021

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?