As finanças embarcadas, também conhecidas como embedded finance, estão em constante crescimento no mercado financeiro mundial e, de acordo com a Juniper, devem gerar cerca de US$ 138 bilhões até 2026. Durante o Web Summit Rio de Janeiro, discutiu-se melhor essa solução, que consiste em integrar serviços financeiros a outras soluções, como seguros e garantias estendidas, com o objetivo de tornar a jornada do cliente mais fluída e eficiente.
A seguir, seguem uma pequena reflexão sobre o assunto, com as 7 principais tendências e benefícios discutido no evento:
- Oferta de serviços cada vez mais complexos: As empresas estão oferecendo soluções financeiras cada vez mais complexas, ampliando o leque de opções para o cliente, que vai além dos pagamentos, incluindo seguros e garantias estendidas, por exemplo.
- Acesso a dados e informações valiosos: Com a implementação de serviços financeiros integrados, as empresas passam a ter acesso a dados e informações valiosos, que podem ser usados em diferentes frentes, como marketing e desenvolvimento de novos produtos.
- Expansão do portfólio de produtos: O embedded finance possibilita a expansão do portfólio de produtos financeiros, criando novas linhas de receita e simplificando a jornada do cliente.
- Aumento da atratividade: A integração de soluções financeiras amplia a atratividade das empresas, concentrando produtos e ofertas que, anteriormente, o cliente precisaria buscar em outras empresas ou serviços financeiros tradicionais.
- Competitividade: Com a possibilidade de acesso a uma gama diferenciada de dados e informações dos clientes, as empresas conseguem atender à demanda dos consumidores no momento adequado, tornando a experiência mais fluída e permitindo oferecer produtos e serviços que competem diretamente com os bancos tradicionais.
- Customização de soluções: Não é necessário que toda empresa se torne um banco, mas sim que integre a solução que faça sentido ao seu negócio e aos seus consumidores, de forma ágil e focando no core business, sem se preocupar com o processo e infraestrutura das soluções e serviços financeiros.
- Regulamentação e incentivo do Banco Central: No Brasil, o Banco Central tem sido um grande motor da transformação, com iniciativas como o PIX e a concessão de licenças e autorizações que permitem o surgimento de um ecossistema de empresas que preenchem lacunas do sistema tradicional.
As finanças embarcadas são uma grande oportunidade para as empresas que desejam se diferenciar no mercado e oferecer uma experiência mais completa e eficiente aos seus clientes. Para aproveitar ao máximo as possibilidades do embedded finance e garantir o sucesso do seu negócio, é preciso estar atento às tendências e às regulamentações do setor.
Além disso, a regulamentação e os incentivos governamentais, como os do Banco Central, contribuem para a adoção dessa tendência e um mercado financeiro mais dinâmico e inclusivo.
André Cruz é CTO da Zoop, fintech de tecnologia para serviços financeiros.
Contexto Livre é uma coluna rotativa, de assuntos diversos escrita por pessoas bacanas que tenham algo legal e inspirador pra compartilhar.