Nesta primeira fase, serão distribuídas 47 mil doses da vacina contra a mpox
O Ministério da Saúde anuncia que irá distribuir 47 mil doses da vacina contra a mpox ainda neste mês, quando a vacinação deverá iniciar nos estados e no Distrito Federal.
A data para o início da campanha ainda não foi confirmada, e a pasta ainda afirma que a distribuição para as unidades federativas será de acordo com a demanda e o andamento da vacinação.
A primeira fase da vacinação deverá contemplar as pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença, como portadores do vírus da Aids e profissionais de laboratórios. O ministério entende que esse público corresponde a cerca de 16 mil pessoas.
A determinação da pasta está em concordância com as orientações da Organização Mundial de Saúde, que acredita que a vacinação em massa não é uma necessidade neste momento, “a prevenção primária da vacinação é recomendada para indivíduos com alto risco de exposição”.
Entram também no público de risco para receber a vacinação pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados com a doença.
Felizmente, de acordo com a pasta, os casos da doença estão em queda no Brasil e no mundo.