fbpx

USP lança plataforma para fomentar inovação e empreendedorismo

usp
Hub USP promete ser um projeto pioneiro no país e vem para conectar ideias e fomentar a inovação no país

A Universidade de São Paulo lança, amanhã (9), um projeto pioneiro com foco em inovação e empreendedorismo. O Hub USP vai conectar pessoas, startups, comunidades de negócio, órgãos governamentais, sociedade civil, ambiente acadêmico e outras organizações voltadas para pesquisa.

A plataforma vem com essa missão de fomentar parcerias e disseminar o conhecimento técnico de uma das principais universidades brasileiras. O professor Marcos Nogueira Martins, coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), órgão responsável pelo projeto, conta que “a USP é a primeira universidade no Brasil a ter um projeto desse tipo, que reúne e disponibiliza numa plataforma suas iniciativas, competências e tecnologias geradas em suas 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídas em sete campi em todo o estado de São Paulo”.

Ele ainda acrescenta que “o Hub USP Inovação traz um levantamento abrangente de todas as áreas da universidade e estamos cadastrando as competências, serviços tecnológicos e equipamentos de cada um dos 5.300 professores atuais, além do legado representado pelas quase 1.200 patentes registradas pela USP, todas classificadas”.

A colaboração dos laboratórios, docentes e institutos de pesquisa viabilizou o projeto da plataforma, que utiliza um algoritmo de pesquisa. Esse foi desenvolvido pelo grupo de extensão USPCodeLab formado por alunos de graduação, pós-graduação e professores.

Na plataforma tudo começa por uma simples busca, assim, empresas ou instituições podem encontrar projetos ou especialistas que necessitam. Se o assunto for biotecnologia, basta acessar o HUB e digitar o termo para encontrar especialistas, laboratórios ou docentes relacionados ao tema.

A professora Geciane Porto, vice-coordenadora da Auspin, reforça que a plataforma visa aproximar o conhecimento acadêmico com os setores produtivos e assim, criar soluções tecnológicas. “Para uma empresa, inovação representa sobrevivência a longo prazo e o Hub oferece uma porta de entrada para identificar que tipo de solução existe na universidade para a necessidade que essa empresa procura”, afirma.

A USP aparece já como uma grande parceira do empreendedorismo brasileiro. Vale lembrar que 7 dos 15 unicórnios nacionais têm o DNA da universidade, quer saber quem são? Nubank, 99, Gympass, iFood, C6 Bank, Wild Life e Loggi. “São empresas que foram fundadas por alunos e ex-alunos ou são fruto de algum projeto ou pesquisa da universidade ou passaram por alguma das incubadoras da USP”, acrescenta Geciane.

Lançamento HUB USP

O evento de lançamento será amanhã (9), a partir das 11h30, a transmissão será feita pelo canal da Auspin no YouTube 

A partir desta sexta-feira, o link do Hub USP está disponível para os interessados, até lá é possível conhecer um pouco sobre a plataforma pelo link provisório: hubuspinovacao.if.usp.br

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?