Missão comercial é uma iniciativa da Business Finland e conta com apoio da Abragames
Brasileiros de 15 empresas desenvolvedoras de games, de cinco estados do país (AM, PR, RJ, SP, RS) e do Distrito Federal, visitam a Finlândia, um dos países referência no mundo quando o assunto é tecnologia e inovação, com a missão de criar novas oportunidades de negócios entre os dois países na área de jogos. A indústria finlandesa de games está entre as cinco maiores da Europa e é uma desenvolvedora líder para celular.
“A visita de estúdios de games brasileiros à Finlândia desempenha um papel crucial na integração entre os ecossistemas de ambos os países, aproveitando as vastas possibilidades de colaboração e sinergia. A Finlândia representa uma indústria de jogos solidamente consolidada, especialmente no segmento de jogos mobile, que busca se reinventar e inovar, enquanto o Brasil tem ganhado destaque nos últimos anos como um produtor e consumidor neste segmento. A união desses dois cenários oferece uma oportunidade única para o mercado global de games”, afirma Alessandra Leone, gerente de Talentos da Work in Finland, unidade da Business Finland.
Eliana Russi, diretora da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), que foi criada em 2004 para fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos, destaca que “esse encontro será fundamental para as novas parcerias na indústria de games entre os dois países”.
Oportunidades
Esta é a primeira vez que os empresários brasileiros terão a oportunidade de conhecer e acompanhar de perto o ecossistema da indústria de jogos na Finlândia, que também está em busca de novos talentos. “Quem pensa em investir neste segmento e ainda busca mais qualidade de vida e oportunidades, a Finlândia conta com oportunidades de negócios e carreira para empresas e talentos brasileiros que querem viver no país mais feliz do mundo”, destaca Alessandra.
Danilo Neves de Martins, fundador e diretor de Negócios da Lab Secreto, do Rio de Janeiro, que representa oito estúdios de jogos em diversas regiões do país, acredita que o contato mais próximo com estúdios que são referência mundial como Rovio, Supercell e Fingersoft pode trazer muitos frutos. “Diferente de um ambiente de uma grande convenção, onde é tudo muito corrido, teremos mais tranquilidade para conhecer as pessoas e entender os pontos de sinergia”, afirma.
A convite da Business Finland, representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Agência São Paulo de Desenvolvimento, SP Negócios, Invest São Paulo, e da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, também vão acompanhar a missão em busca de oportunidades para o mercado de games.
Mercado de jogos
Os jogos desenvolvidos no Brasil têm se destacado no exterior. O país movimenta cerca de R$ 12 bilhões ao ano com o mercado de games, sendo líder de receita na América Latina. Segundo a Abragames, o país já reúne mais de mil empresas desenvolvedoras de games.
Já a Finlândia é hoje uma das cinco maiores desenvolvedoras de jogos da Europa, reunindo estúdios mundialmente conhecidos. A indústria global de jogos em todo o mundo, por sua vez, faturou US$ 196,8 bilhões em 2022 e poderá chegar a US$ 321 bilhões de dólares até o ano de 2026.
Estúdios Participantes
Druzina Content – Rio Grande do Sul
Kreativitas – Rio Grande do Sul
Games Dev Hub – Rio de Janeiro
QUARTOMUNDO – Rio de Janeiro
Lab Secreto – Rio de Janeiro
Smash Mountain – Rio de Janeiro
Petit Fabrik – Paraná, São Paulo e Amazonas
Savegame – São Paulo
Split Studio – São Paulo
MEMY – São Paulo
The Glitch Factory – Brasília