fbpx

TSE: Novos presidente e vice são eleitos

TSE
O ministro Alexandre de Moraes será o novo presidente do TSE a partir de agosto. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski são eleitos presidente e vice do TSE. A posse acontece no dia 16 de agosto

Em votação simbólica, os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski foram eleitos presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição foi conduzida pelo ministro Edson Fachin e, por meio secreto, o plenário do TSE escolheu os novos representantes. A cerimônia de posse já está marcada para o dia 16 de agosto, às 19h.

Após a escolha de seus sucessores, o ministro Edson Fachin, atual presidente da Corte, afirmou que, na eleição de hoje, a Justiça Eleitoral renovou o pacto com a democracia e com a missão de realizar eleições seguras no Brasil. “A sucessão democrática no exercício dos cargos mais elevados da República, sem percalços e observadas as regras já conhecidas do jogo, seja no âmbito interno da Justiça Eleitoral, seja nas eleições gerais, é o signo inapagável da atuação serena e constante dessa Justiça Eleitoral no âmbito da República”, disse.

O atual presidente do TSE também desejou boa sorte aos colegas que estão à frente do tribunal durante as eleições de outubro.  “A Justiça Eleitoral contará com a temperança e a sabedoria para navegar nessas águas que reclamam, neste momento, firmeza e serenidade”, afirmou.

O advogado Marcelo Ribeiro, representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), destacou o contexto político do país, “Nós estamos enfrentando um momento difícil. Têm sido feitos muitos ataques ao sistema eleitoral, sempre infundados. O Tribunal está, sem dúvida nenhuma, sob ataque. E nada melhor do que ministros experientes como o ministro Fachin, o ministro Alexandre de Moraes e também o ministro Ricardo Lewandowski para enfrentar esse tipo de situação”, afirmou.  

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: